Veja como ensinar sobre dinheiro para crianças e alguns pontos sobre mesada

Confira as melhores formas de ensinar sobre dinheiro para crianças

Ensinar sobre dinheiro para crianças é um passo que nem todos os pais tomam. Porém, caso não saiba, aprender educação financeira desde cedo é o ideal para os pequenos.

Essa ação pode gerar muitos benefícios, além de dar consciência aos filhos de como gastar. Agora, veja algumas formas de como fazer isso com dicas para não cometer erros.

A importância de ensinar sobre dinheiro para crianças

É comum que os pais não falem sobre dinheiro com seus filhos. Afinal, acham que estão protegendo as crianças de alguma forma, mas isso pode trazer problemas.

Crianças que crescem sem educação financeira terão mais dificuldade em lidar com essa questão. Por exemplo, podem fazer muitas dívidas ou se tornarem mesquinhas e gananciosas.

Até os sete anos de idade é quando elas formam boa parte das ideias financeiras. Assim, é bom usar esse tempo para educá-las e fazê-las entender as bases sobre dinheiro.

Use o diálogo

O melhor caminho para ensinar sobre isso é pelo uso do diálogo com seus filhos. Contudo, não fale como se fosse um tabu, então, saiba fazer de forma leve.

A meta aqui é que a criança saiba como usar o dinheiro que ganhar. Dessa forma, o principal é tornar a relação o mais saudável possível.

Essa noção começa aos três anos, quando os pequenos percebem que nem tudo é grátis. Logo, você pode partir desse ponto e explicar sobre finanças para eles.

Vantagens de ensinar sobre dinheiro para crianças

As vantagens, caso você não saiba, são várias e podem gerar muitos benefícios. Então, confira a seguir como ensinar sobre dinheiro para crianças pode ser bom:

  • Elas se tornam mais responsáveis;
  • Dão mais valor aos planos;
  • Aprendem sobre autonomia.

Elas se tornam mais responsáveis

Apesar de, no início, não ser assim, a tendência é que isso mude com o tempo. Ou seja, com educação financeira, vão saber quando e quanto devem gastar. Dessa maneira, vão ter mais autocontrole e responsabilidade.

Dão mais valor aos planos

Conforme você as recompensa por coisas como boas notas, as crianças passam a se planejar. Como resultado, organizam melhor e desenham metas para o que fazer com o dinheiro.

Aprendem sobre autonomia

Com o dinheiro, as crianças aprendem como podem conseguir algo que desejam. Nesse sentido, suas decisões vão ser feitas pensando em como conquistar seus próprios objetivos. 

A conclusão disso é que eles têm o seu autoconhecimento estimulado por essa ação. Portanto, vão saber como e quando devem fazer alguma coisa com o dinheiro.

3 formas de ensinar sobre dinheiro para crianças com mesada

A mesada é um valor em dinheiro que os pais podem dar aos seus filhos. A princípio, não há uma idade exata para começar a fazer isso. Entretanto, já foi citado que o melhor é a criança aprender desde cedo sobre finanças.

Existem muitas formas de educar nesse sentido, então, conheça pelo menos três delas. Além disso, vale dizer que estão relacionadas a frequência com que você pode dar dinheiro:

  1. De vez em quando;
  2. Por semana ou quinzena;
  3. Uma vez por mês.

1 – De vez em quando

O ato de dar mesada de vez em quando pode ser ótimo para começar. Antes de tudo, a fase ideal para isso é até uns seis ou sete anos.

Quanto ao valor, pode ser aquele dinheiro para comprar um sorvete ou algo para guardar. Ou seja, uma quantia para que o filho comece a entender a relação de troca.

Vale destacar que você não deve usar isso como negócio ou como castigo. Afinal, pode passar a impressão de que o dinheiro é instrumento de chantagem.

Por semana ou quinzena 

O período semanal ou quinzenal é bom para idades entre oito e onze anos. Agora, a criança já entende como a rotina dela e dos pais muda na semana.

Um ponto crucial aqui é estar ciente que os gastos nem sempre serão conscientes. Logo, você deve estar pronto para ver um dinheiro “indo embora” para educar seu filho.

É essencial que também evite ligar o dinheiro ao desempenho escolar dele. Dessa maneira, aquela ideia mercenária de condicionar o rendimento ao dinheiro.

A medida de ensinar sobre dinheiro para crianças deve ser, sobretudo, para estimular a responsabilidade. Então, é preciso tomar o devido cuidado para não incentivar comportamentos só para obter mesada.

Uma vez por mês

Agora sim é onde o nome “mesada” faz sentido e ocorre acima dos 12 anos. Nesse sentido, seu filho já pode lidar com esse período para receber e gerir o dinheiro. Além disso, o dia pode ser o mesmo em que você recebe o salário.

Como não usar a mesada ao ensinar sobre dinheiro para crianças

Além das orientações mostradas no texto, é válido saber como não deve dar mesada. Por exemplo, lanches, roupas ou premiar atividades que o pequeno já deveria fazer.

O ideal é que o dinheiro seja além do gasto para essas questões. No entanto, quando ele atinge a puberdade, algumas coisas podem mudar devido à maturidade. Ou seja, se quiser comprar roupas ou coisas de interesse próprio, pode usar essas finanças.

Educação financeira desde a infância

Neste artigo você viu as formas de ensinar sobre dinheiro para crianças. Portanto, deu para perceber como é importante fazer isso desde a infância para elas.

Essa educação vai servir para a vida toda, então é bom orientar os gastos. Contudo, não se torne muito controlador, afinal, elas precisam ter a experiência completa.

Photo by Karolina Grabowska from Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 150

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo