força do hábito - milagre do amanhã

O poder do hábito nos investimentos

Existem inúmeros outros estudos e livros sobre a força do hábito que acredito serem realmente benéficos. Alguns da lista que mais gosto são: O Milagre da Manhã, do escritor norte-americano Hal Elrod, O Poder do Hábito por Charles Duhigg e Hábitos Atômicos: um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus de James Clear, que explicam como transformar a sua vida através de mudança de hábitos e rotinas matinais.

Se quiser conhecer os livros, deixei separado aqui:

E logo me peguei pensando o quanto ter bons hábitos em relação aos nossos investimentos pode nos ajudar a ter mais tranquilidade e segurança financeira. Assim, quero dividir com você algumas práticas costumeiras que adquiri ao longo dos anos no âmbito financeiro e como podem fazer a diferença:

Se pague primeiro

Investir nada mais é do que reservar um dinheiro para você. Já que você trabalha tanto para receber o seu salário e pagar todas as contas, por que então não pagar a si mesma/mesmo? Separe um valor logo que receber o dinheiro e crie o hábito de investi-lo todo mês.

Esse valor você vai definir depois de uma análise de suas finanças para saber o quanto você tem de gastos essenciais. Pois lazer e consumo vem depois de se pagar.

Crie e não utilize os recursos da sua reserva de emergência (sem uma emergência é claro)

É sempre tentador querer utilizar aquele dinheirinho guardado para comprar algo, fazer uma viagem ou dar uma festa. Habitue-se ao fato de que a reserva de emergência é para emergências.

Comece a ter um pouco de exposição a ativos fora do Brasil, um passo de cada vez. Isso protege o seu poder de compra e também traz mais tranquilidade em momentos de estresse no mercado brasileiro. Além disso, lá fora há diversos setores que são escassos no Brasil, como tecnologia e saúde. Existem diversas maneiras de fazer isso: fundos de investimento, BDRs, ETFs, entre outras. Caso queira investir diretamente em ações americanas, por exemplo, criei um post sobre como investir fora do Brasil através da Avenue aqui.

Diversifique seus investimentos

Mantenha a rotina de procurar sempre diferentes setores, estratégias e regiões. Caso tenha me conhecido há pouco tempo, sempre digo que diversificação minimiza perdas, diminui a volatilidade da carteira e tende a melhorar os resultados. De verdade, é um dos hábitos mais saudáveis que tenho como investidor.
Talvez você tenha dificuldade nos primeiros momentos, mas persista e tenha disciplina, pois garanto a você que vai valer a pena.

Eu mesmo sou um exemplo de perseverança: mesmo nos dias mais preguiçosos, vou me exercitar todas as manhãs ouvindo um podcast ou um audiobook. Também estou acostumando a beber o famoso café puro, sem adoçantes – disseram-me que em menos de 20 dias vou me acostumar. E posso garantir que, mesmo por algumas semanas, me senti mais disposto e feliz.

Já em relação aos investimentos, não apenas quero manter os bons hábitos que mencionei, como também quero colocar outros no meu dia a dia – qualquer dia eu compartilho aqui. Pois eu aprendi que não importa qual seja o objetivo que temos, o hábito tem poder e faz a diferença.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo