cashback vale a pena para o consumidor e lojista

Como funciona o Cashback? Vale a pena?

O Méliuz (CASH3) é uma das empresas mais famosas de cashback no Brasil que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto em lojas online e físicas em todo o Brasil e até no Aliexpress (China). Esse desconto vem em formato de cashback direto em sua conta do site ou aplicativo usado e de lá, é possível você usar como desconto em novas compras ou transferir para sua conta bancária.

Cashback é um termo em inglês que significa, “dinheiro de volta”. No caso de e-commerce e sites de cupons de desconto ou até lojas físicas, ao comprar usando seu CPF cadastrado, você recebe uma parte do seu dinheiro de volta, de acordo com o regulamento da loja(Muitas lojas já participam).

Ai vem a pergunta, Cashback vale a pena para o consumidor?

Sim, porém, depende!

Por quê depende? Várias questões, uma delas é. Vale a pena você pagar mais caro R$ 20 reais em um produto que você achou em uma loja só por quê ela tem cashback de R$ 10 reais?

Neste caso acima a resposta é não para ela. Eu prefiro utilizar o cashback como critério de desempate entre lojas, sejam elas físicas ou online. Se você tem um produto com o mesmo preço em duas lojas diferentes, porém uma possui um cashback, mesmo de 1%, já começa a valer a pena a escolha. Isso a longo prazo pode te trazer um retorno interessante. Pois todos os dias ou semanas fazemos compras, é normal do nosso fluxo humano capitalista hoje. Então, já que não tenho desconto, que venha o cashback.

Quais empresas possuem cashback?

Veja abaixo algumas empresas que fornecem cashback, lembrando que não são indicações de uso, e sim, apenas para conhecimento.

Quais são as vantagens do cashback para os lojistas?

Vantagens do cashback

A empresa que oferece o cashback aos seus clientes também tem diversas vantagens. Veja algumas delas para você a seguir. Confira!

Maior visibilidade da sua loja

O cashback pode ser uma estratégia de divulgação da sua loja. Ao se cadastrar nestes aplicativos é possível que tenha áreas de divulgação de estabelecimentos, então, assim você consegue aumentar sua visibilidade. É comum as plataformas de cashback divulgarem as lojas parceiras. Por e-mails ou notificações push, por exemplo, os usuários de determinada plataforma passam a saber que você também oferece esse benefício.

Aumento da base de clientes

Isso acontece não só por conta das divulgações feitas pela plataforma de cashback que você utiliza, mas também porque as pessoas tendem a escolher aquela loja ou marca que oferece algum benefício.

Mais vendas

Clientes felizes com uma marca tendem a consumir mais. O programa de cashback é uma forma de melhorar a satisfação dos seus clientes, fazendo com que comprem mais no seu estabelecimento ou e-commerce. O usuário cadastrado em programas de cashback logo perceberá que, quanto mais ele compra, mais ganha. Isso significa que ele tende a gastar mais, a fim de receber mais benefícios como recompensa sempre na sua loja quando o preço for similar ou melhor junto ao desconto.

É muito importante dizer que o programa de cashback não é uma estratégia direta de fidelização de clientes, mas sim uma ação de recompensa para quem está consumindo. Contudo, o fato de você fornecer benefícios ao público faz com que ele seja fiel à sua marca, pois sabe que vai ser recompensado em todas as compras.

Oferecimento de benefícios

O uso de aplicativos e plugins para navegadores web permite que o cliente acompanhe o extrato de seus benefícios. Ou seja, ele pode saber exatamente quanto está recebendo ao efetuar uma compra na sua loja, ou quanto está utilizando das recompensas recebidas.

Isso gera confiança por parte do consumidor e o motivo é simples: você é visto como uma empresa que preza pela transparência das transações realizadas.

Maior entendimento sobre o cliente

Quando o usuário faz o cadastro em uma plataforma de cashback, ele precisa fornecer diversas informações. Logo, ao fazer uma parceria com alguma dessas empresas, você terá acesso a dados do seu cliente. Além disso, é possível rastrear melhor o comportamento de consumo dos seus clientes. Afinal, eles vão se identificar sempre que fizerem uma compra na sua loja para receberem o benefício.

Você também ganha com isso, visto que, com a análise desses dados, é possível realizar ações promocionais cada vez mais efetivas, uma vez que você conhecerá os interesses e as necessidades do público.

E agora, eu volto com a pergunta para você leitor, seja um consumidor ou lojista. Vale a pena utilizar cashback? Você utiliza algum que não foi citado acima? Conte nos comentários!

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e também trabalha com gestão de CRM e funil de marketing e vendas. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online e da Digitow. Site do Fábio G. Silva
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