Quer controlar os gastos dos seus filhos adolescentes? Veja 6 dicas para preservar o orçamento familiar e trabalhar a educação financeira

Como controlar os gastos do seu filho adolescente?

Controlar os gastos dos filhos adolescentes não costuma ser uma tarefa fácil. Nessa fase da vida eles desejam entrar na onda dos colegas e querem comprar objetos e produtos que muitas vezes são apenas moda passageira.

Pouco tempo depois, eles nem se lembram daqueles itens que compraram e querem comprar outro relógio, embora já tenham dois na gaveta do armário. Ou desejam muito determinado par de tênis, embora já tenham outros tênis que nem utilizam.

Consequentemente, muitos deles querem que os pais paguem por essas despesas, sem se preocupar se vai haver um descontrole no orçamento familiar.

Quer saber como evitar esses problemas? É o que veremos neste artigo: como fazer com que seus filhos aprendam a valorizar o dinheiro ao terem maior controle sobre as despesas.

Por que é importante controlar gastos dos filhos?

Alguns pais costumam pensar que falar sobre dinheiro é um tema proibido na convivência com os filhos. Porém, não se trata de um assunto apenas para adultos.

A educação financeira deve estar presente de preferência desde a infância, para que os filhos cresçam sabendo como administrar a mesada semanal ou mensal, mesmo que seja apenas o valor do lanche na escola.

Dessa forma, eles terão noções mais objetivas de como controlar gastos. E também vão aprender a economizar e entender a importância do dinheiro.

Consequentemente, na vida adulta, serão pessoais mais responsáveis financeiramente e farão escolhas sensatas.

6 dicas para controlar gastos do filho adolescente

Por acaso seus filhos estão trazendo muitos gastos à família sem que tenham ciência deste comportamento? Preparamos algumas dicas que vão ajudar na educação financeira dos adolescentes. Confira a seguir.

1. Estimular a disciplina

Para que os filhos tenham noção de quanto estão gastando e não extrapolem o orçamento familiar, os pais podem alertá-los para que tenham um consumo consciente e para que não façam compras por impulso caso recebam uma mesada.

2. Falar sobre o orçamento familiar

Muitas vezes os filhos têm desejos consumistas e querem sempre gastar dinheiro com a compra de itens supérfluos, sem saber o estado do orçamento familiar. Por isso, é interessante que os pais conversem com os filhos.

Por exemplo, se os pais estão economizando para comprar uma casa maior e gastos desnecessários precisam ser cortados, é bom explicar a situação, para que os filhos não pensem que estão sendo punidos injustamente.

3. Ensinar a poupar

Uma regra que os pais podem ensinar aos filhos é a 70/30, pela qual 70% da mesada dos filhos será para necessidades do dia a dia, enquanto 30% deve ser poupado.

Assim, se o adolescente deseja comprar algum objeto caro, vai precisar economizar. Isso permite que o filho tenha uma visão de futuro sobre o dinheiro e não gaste tudo imediatamente.

4. Criar recompensas

Os pais podem também recompensar os filhos caso tenham um bom comportamento financeiro. Eles podem aumentar a mesada ou ajudar o adolescente a realizar algum sonho ou vontade com o dinheiro que já economizou.

Se ele souber administrar o dinheiro desde cedo, quando tiver idade para abrir uma conta ou ter um cartão de crédito, saberá controlar gastos e não fazer dívidas aleatoriamente.

5. Monitorar a mesada

Por outro lado, se o adolescente apresentar um comportamento reprovável em relação ao dinheiro, os pais podem ter um controle maior da mesada. Uma forma de fazer isso é pedindo que o filho anote todos os gastos e “preste contas”.

Outra forma é simplesmente diminuir o valor da mesada por um tempo, e depois aumentar quando ele demonstrar mais maturidade.

6. Dar o exemplo

Os pais precisam também ser um exemplo para os filhos quanto às finanças. Se o orçamento familiar é descontrolado ou se os pais fazem dívidas que não podem pagar, o adolescente tenderá a imitar o comportamento.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocar em prática. Boa sorte!

Foto de cookie_studio on Freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo