Há diferenças entre ativos e passivos quando de trata de investimentos financeiros, conforme a necessidade de ação do investidor

Quais são as diferenças entre ativos e passivos para os investimentos?

Entender as diferenças entre ativos e passivos pode ajudar em questões que vão além da contabilidade. Como por exemplo na hora de poupar e investir dinheiro. Então, tire suas dúvidas entre os dois quando o assunto é investimentos.

Leia também:

Diferenças entre ativo e passivo

Antes de montar uma carteira é vital entender as muitas opções disponíveis. Assim, em especial quando se trata de como cada um deles funciona.

Segundo Robert Kiyosak, o autor americano do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, se a pessoa é capaz de perceber estas diferenças, ela melhora não só seus conhecimentos sobre investimentos, bem como tem melhores resultados.

Para ter uma boa saúde financeira, e desse modo conseguir ter dinheiro sobrando para investir. Por isso, é essencial entender como cada um deles funciona

O que antes eram termos apenas do mundo empresarial, hoje devem fazer parte da vida da pessoa comum. Para que ele consiga tomar boas decisões quando o assunto é onde investir e sua saúde financeira.

Qual o investimento ativo?

Nos ativos, a pessoa usa o que sabe sobre o mercado para fazer com que o dinheiro trabalhe para ela. 

São opções em que é preciso analisar e alterar a carteira de modo mais frequente. Ou seja, identificar chances para melhorar os ganhos. Como por exemplo, especulação com ações ou derivativos, saiba um pouco mais sobre cada uma delas.

Especulação com ações

Algumas operações na bolsa de valores, como por exemplo, ou de day, ou swing trade são tipos de ativos. Afinal, são estratégias que exigem que o aplicador não apenas monitore o mercado, como realize operações para melhorar os ganhos.

Derivativos

É uma opção que usa as mudanças do mercado para obter melhores resultados nas compras e vendas de opções ou contratos futuros. Da mesma forma, precisam que o investidor se envolva de forma ativa.

O investimento passivo

Aprender sobre este tipo de aplicação é essencial para entender as diferenças entre ativos e passivos. Em síntese, ao contrário dos ativos, estas aplicações não exigem uma grande participação.

O modelo passivo demanda menos esforço, ao contrário do ativo. Portanto, não precisa de análises mais profundas, que pedem mais tempo e saberes sobre o assunto. 

Para quem não conhece muito bem o mercado financeiro, eles são uma ótima opção. Além disso, no geral, as taxas de gestão costumam ser menores, nos casos de fundos com gestão passiva. São duas as estratégias:

Buy and Hold

É um método simples, que ficou famoso por causa do investidor Warren Buffet. Este termo significa comprar e segurar. Portanto, neste caso, o investidor compra ações de boas empresas para o longo prazo.

Value Investing

É a estratégia de Benjamin Graham. Nela se compra ações com ótimo valor de mercado por um bom preço com base em uma análise fudamentalista.

Fundos Ativos x Passivos

As diferenças entre ativos e passivos também acontecem dos fundos. Portanto, é importante entender quais são elas, antes de escolher um fundo para aplicar.

Comparar não apenas as vantagens de cada um, como também alinhar o tipo com o seu perfil é essencial para escolher bem onde alocar os recursos.

Fundos ativos

Este tipo de fundo possui como estratégica básica bater os índices do mercado. Ou seja, render mais do que índices como CDI e Ibovespa.

O ativo, no geral, possui taxas de administração mais altas. Afinal, precisam de ação mais presente do gestor, com a intenção de bater as metas. 

Fundos Passivos

Nestes fundos o objetivo é obter rendimentos iguais ou parecidos com os índices do mercado. Dessa forma, ele precisa de menos trabalho por parte do gestor. Assim sendo, costuma ter taxas de gestão mais baixas.

Como decidir as melhores diferenças entre ativo ou passivo?

São muitas as diferenças entre ativos e passivos. Portanto é preciso avaliar um conjunto de fatores antes de escolher qual é o investimento que está de acordo com o que a pessoa não só precisa, como também deseja.

O primeiro deles é o perfil do investidor. Antes de tudo, é importante saber quais os riscos a pessoa consegue e pode correr antes de optar onde irá alocar os seus recursos.

Após ter certeza de onde ela se encaixa, é preciso avaliar os objetivos. Além disso, é essencial entender não apenas o quanto ela está disposta a estudar, como também quanto tempo ela tem em mãos para isso.

De acordo não apenas com o tipo do investidor, como também com as metas para o futuro, dá para fazer pesquisas sobre as opções do mercado. Por último, escolher entre investimentos ativos ou passivos. 

Como investir nesses fundos?

Após entender as diferenças entre ativos e passivos e selecionar os fundos que estão de acordo não só com o perfil, bem como interesses e objetivos. Então, o primeiro passo é abrir a conta em uma corretora confiável.

É também essencial checar se as opções dos fundos estão entre as disponíveis na lista da instituição. Assim, depois do registro, é preciso transferir os recursos por meio de DOC ou TED para a corretora.  

Antes de tudo, verifique não apenas o valor mínimo, como também os documentos e dados disponíveis sobre as aplicações. 

Realize uma busca pelo fundo de acordo com o nome e confira se todas as informações estão de acordo com as pesquisas. Por último, confirme a transação. 

Foto de Luiz Felipe em Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 141

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo