Aumentar seus scores de crédito não é mais um mistério, veja alguns passos simples para ter sucesso nisso e saiba o que influencia nisso

Aprenda o que fazer para aumentar seus scores de crédito

Saiba que aumentar seus scores de crédito pode te abrir várias portas e fazer com que você ganhe muitos benefícios. Descubra, a seguir, o que você pode fazer para ter uma pontuação maior no mercado e veja também o que, de fato, influencia nessa questão.

O que é score de crédito

Score de crédito, ou apenas score, é o nome dado à pontuação que toda pessoa física e jurídica possui registrada em um órgão de proteção ao crédito.

Esses órgãos, também conhecidos como birôs, são empresas que atuam como bancos de dados, ou seja, guardam informações sobre seus clientes que serão repassadas a outras instituições. Assim, isso determinará se a concessão de crédito será feita, ou não.

Dentre os principais birôs brasileiros estão:

  • SPC;
  • Boa Vista SCPC;
  • Quod;
  • E Serasa. 

Neles, pode-se encontrar as contas em atraso, isto é, as inadimplências; as quitações; e o histórico completo do consumidor.

O score então é uma ferramenta de controle usada para checar se o cliente é confiável e se consegue cumprir com os seus compromissos.

O que influencia no score

Como já se sabe, o score não é nada mais do que um voto de confiança da empresa para aquele que receberá o benefício. Por causa dele, são preservados os bons hábitos e a maioria das complicações são evitadas.

A pontuação do score de crédito determinará, de acordo com seu histórico, o risco aproximado de inadimplência. Confira, a seguir, como a qualidade do seu score é estimada e representada em um esquema de pontos:

  • Ruim: 0 até 300;
  • Regular: 301 a 500;
  • Bom: 501 até 700;
  • Muito bom: 701 a 1000.

Em seguida, é necessário saber quais critérios são levados em conta para o cálculo dessa pontuação que é tão relevante.

1 – Pagamento de crédito

Cumprir os prazos e efetuar os pagamentos em dia têm mais peso do que você imagina. Pois esse pequeno detalhe pode aumentar seus scores de crédito, ou causar uma redução dos seus pontos. Afinal, deixam claro um forte senso de responsabilidade.

2 – Consulta de crédito

Simular empréstimos é algo natural, contudo, quando essa prática é feita várias vezes em um curto período de tempo, supõe-se que a carência de crédito é grande. Isto é, o risco de endividamento sobe, enquanto a confiança cai.

3 – Histórico de pagamentos

Para que esse critério seja determinado, considera-se as dívidas ativas e as regularizadas. Dessa maneira, ficará claro se você é, ou não, um bom pagador.

Como aumentar seu score

Possuir uma boa pontuação permite que você consiga uma série de benefícios com as empresas de concessão de crédito, dentre eles:

  • Facilidade de conseguir financiamento;
  • Juros mais baixos;
  • Rapidez na solicitação de crédito e de cartões;
  • Propostas de parcelamento mais atraentes.

Portanto, veja, a seguir, alguns passos importantes que ajudarão a aumentar seus scores de crédito.

1 – Atualize seus dados pessoais

Conceder informações completas e verdadeiras para empresas é de grande importância. No momento em que esses dados são fornecidos, as instituições percebem que você não tem nada a esconder, causando assim uma melhor impressão.

2 – Regularize suas dívidas

Por mais que pôr as contas em dia possa parecer uma tarefa difícil, não é impossível. O segredo, nesse momento, é economizar; fazer um check-up dos seus ganhos e despesas e encontrar um ponto médio em que possa economizar de maneira saudável.

Veja algumas estratégias que você pode seguir para evitar gastos excessivos e aprender a administrar melhor seu dinheiro:

  • Faça um orçamento;
  • Considere as taxas de juros de cada conta;
  • Siga um método de quitação de dívidas;
  • Crie uma meta de economia (comece com 50 reais ou mais);
  • Elimine despesas desnecessárias.

Além disso, a fim de limpar seu nome, é possível negociar a dívida com a empresa, e/ou usar programas de auxílio ao consumidor, por exemplo, o Serasa Limpa Nome.

3 – Seja o titular das contas

No caso dos jovens maiores de 18 anos e que estão começando a ter renda própria, ser titular de contas, ou seja, colocá-las em seu nome, é o primeiro passo para formar um bom histórico como comprador e, a partir disso, conseguir altas pontuações no score.

4 – Entre no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, feito por instituições como SPC e Serasa, é uma ferramenta que dá mais dados sobre o histórico do consumidor, isto é, informa as contas quitadas e as atrasadas. Consequentemente, com esses dados, o score aumenta.

5 – Pague as contas em dia

E é claro que não poderia faltar, como fator determinante para aumentar seus scores de crédito, a pontualidade. Afinal, sem ela, as consequências iminentes são a inadimplência e o nome sujo.

O que diminui o score

Sob o mesmo ponto de vista, assim como há bastantes causas de aumento do score, também há algumas que justificam a diminuição dele, por exemplo:

  • Contas atrasadas;
  • Empréstimos consecutivos;
  • Consulta de crédito recente;
  • Perda de renda;
  • Compras de valor elevado no cartão de crédito.

Mudança de score

O score é uma ferramenta bem variável, ou seja, muda a qualquer hora e momento. Contudo, o que define essa variação são seus hábitos como consumidor. Assim, após cinco dias úteis, a mudança de pontos do score já estará disponível.

Sem dúvida, após saber tudo o que está relacionado ao score, você com certeza será capaz de aumentá-lo e assim, desfrutar de vários benefícios.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo