Stablecoins: conheça tudo sobre essa moeda virtual, quais são as suas vantagens, seus riscos e saiba ainda como investir

Stablecoins: já ouviu falar nesse tipo de moeda virtual?

As stablecoins são um tipo de moeda digital. Embora elas estejam atreladas ao sistema de tecnologia Blockchain, elas são muito menos voláteis do que outros tipos de criptomoedas. Então, veja um guia completo sobre o tema.

Leia mais:

O que são Stablecoins?

Elas são moedas digitais estáveis. Isso ocorre porque elas são pareadas em ativos reais do mercado tradicional, sejam moedas reais ou commodities.Também podem ser pareadas por obras de arte.

Como são criadas?

Elas são criadas dentro do sistema Blockchain, contudo, a forma como seu valor é emitido é distinta. Por isso, para colocar uma unidade de moeda estável no mercado, o emissor deve ter o mesmo número de ativos reais em seu caixa. 

Foto: As Stablecoins estão cada vez mais populares no mundo das finanças.

Quais os tipos de Stablecoins?

Existem quatro tipos principais de Stablecoins. Sua definição se baseia em sua estrutura de lastro. Em outras palavras, sobre qual ativo aquela moeda estável se remete. São eles: 

  • Fiat-backed, seu lastro são moedas reais;
  • Commodity-backed, o lastro são commodities;
  • Crypto-backed, cujo lastro são outras criptomoedas;
  • Algorítmico, cujo lastro são sistemas de algoritmos.

Um tipo não exclui o outro. Uma moeda pode ter dois tipos de modelo combinados entre si. Inclusive, a mescla é um recurso usado porque garante aos investidores uma dupla garantia. 

Principais Stablecoins atuais

Hoje em dia já existem centenas de moedas digitais estáveis. Contudo, algumas têm mais destaque, em termos de transações. As principais Stablecoins são a Tether (USDT), a USD Coin, a TerraUST, a BinanceUSD (BUSD) e a MakerDao (DAI).

Vantagens e desvantagens

Quando alguém compra um ativo de Stablecoins, isso equivale à compra do ativo ao qual ela se pareia. Então, essa é a grande vantagem desse tipo de negócio. Também é um processo mais simples. 

Por isso, no caso das moedas pareadas em dólar, quando a pessoa adquire uma moeda estável, adquire 1 dólar em proporção. O mesmo ocorre com o valor do preço do ouro. 

Principal risco

Um dos riscos associados às moedas estáveis é a garantia. Isso porque nem todos os emissores são confiáveis. Portanto, comprar um ativo de um emissor pouco seguro pode afetar a liquidez da criptomoeda. 

Diferenças entre outras criptomoedas e Stablecoins

A maior diferença entre as moedas estáveis e as outras criptomoedas é a sua medida de valor. Isso embora seja possível medir o valor das Stablecoins pelo valor de outra cripto digital. 

O valor mais regular das Stablecoins faz delas ativos menos atrativos para a especulação. Isso acontece porque elas não sofrem mudanças de valor repentinas, como as outras criptos. 

Volatilidade

Agora, as criptos não estáveis são mais voláteis, gerando quedas diárias de valor acima de dois dígitos. Contudo, isso também faz com que elas sofram menos com questões como inflação

Regularização pelos Estados Unidos

Desde que o presidente Joe Biden tomou posse nos Estados Unidos, ele advoga pela regulação das Stablecoins pelo sistema bancário. O Congresso do país elabora leis sobre o tema no momento. 

Segundo o governo dos EUA, as criptomoedas estáveis devem ser reguladas porque ainda há muita falta de confiança. Alguns emissores já foram vítimas de processo por fraude e manipulação. 

Há também uma percepção de que a conversão de ativos do mercado tradicional para Stablecoins é realizada visando escapar da taxação de impostos cobrados pelo governo.

O Caso TerraUSD x Luna

Um caso recente deu razão ao presidente Joe Biden em sua missão pela regulação. No mês de Maio, a moeda TerraUSD despencou seu valor de paridade que era de US$ 1 para US$ 0,23 de forma repentina. 

Isso ocorreu porque ela tinha seu valor de paridade emitido pelo lastro de outra criptomoeda, a Luna. Assim, quando alguém comprava uma unidade de TerraUSD no Blockchain, outra unidade de Luna sumia e o mesmo ocorria em transações com a Luna.

Contudo, transações não previstas pelo mercado fizeram com que a TerraUSD fosse comprada de forma muito rápida. Isso gerou perda do seu valor de mercado. Enquanto isso, a Luna também foi inserida mais do que o normal no sistema. 

Uma situação complicada

Isso gerou um certo colapso e provocou pânico entre investidores desse tipo de mercado. Portanto, foi um primeiro indício de que algumas vezes a paridade pode sair do controle do emissor. 

Como investir em Stablecoins?

Para comprar Stablecoins no Brasil é preciso ter conta nas exchanges. Ao finalizar seu cadastro de dados pessoais, você deve enviar reais para a plataforma. Então realiza a conversão.
No entanto, é ideal que você pesquise sobre os emissores dos ativos que pretende comprar. Uma pesquisa na internet é o bastante para saber se o emissor das Stablecoins é confiável ou não. Fazer esta etapa te previne de problemas no futuro.

Foto de Morthy Jameson

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo