Melhores livros para iniciar nos investimentos

Quais são os melhores livros para iniciar nos investimentos? Confira 25 opções!

Os livros para iniciar nos investimentos são de grande ajuda para entender melhor o setor. Eles são diversos e quem os lê aprende um pouco mais sobre o mercado financeiro. Aliás, o que é importante para se tornar um futuro investidor.

Existem muitas opções para os que procuram se aprofundar nesse tipo de assunto. Esse artigo conta com uma lista de 25 leituras, para que você escolha as mais interessantes. Portanto, continue lendo para ver quais são elas a seguir.

A importância dos livros para iniciar nos investimentos

De início, a teoria é sempre necessária antes de se começar algo. Isso vale para profissões, receitas culinárias e também para as aplicações. Logo, esses livros vão servir como base de conhecimento.

Neles você irá encontrar um pouco sobre como iniciar sua carreira no mercado financeiro. Além disso, vai descobrir como funcionam as principais estratégias financeiras e como elas surgiram.

Outro ponto que as leituras podem te fornecer é conhecer os principais nomes do setor. Assim, será possível analisar como eles enriqueceram e se a técnica usada pode ser replicada hoje em dia.

Veja quais são os 25 livros para iniciar nos investimentos

A lista a seguir contém temas bem diversos, mas todos se relacionam com a área. Portanto, adiante você irá encontrar diferentes tipos de obras como, por exemplo:

  • Biografias;
  • Análises de mercado;
  • Conhecimentos técnicos;
  • Análises de comportamento.

Tudo isso vai garantir que a sua leitura seja rica e variada, com muito conteúdo. Afinal, quem quer enriquecer precisa conhecer cada um deles e estudá-los ao máximo.

1. Livros para iniciar nos investimentos: Os Segredos da Mente Milionária 

Essa obra foi escrita por T. Harv Eker. Nela o autor busca compartilhar como ele vê e se relaciona com o dinheiro. De acordo com ele, todos possuem uma relação própria com seu lucro. 

Segundo ele, é essa percepção que define se é possível ou não ter sucesso financeiro no futuro. Por isso, ele ensina métodos de reprogramar a visão de cada um usando 4 estratégias. Além disso, revela itens que diferenciam pessoas pobres e ricas.

Por que ler Os Segredos da Mente Milionária

A obra é biográfica e busca explicar os princípios, bem como os hábitos que levaram Eker a riqueza. Mas, também é prática com filosofias que podem e devem ser empregadas no dia a dia.

É considerado um dos melhores livros desse tipo, pois o autor guia o leitor. Assim, ao longo da leitura ele irá te indicar no que aplicar conforme a sua mentalidade atual. Aliás, é leve e de fácil entendimento para quem está começando na área.

Ver preço

2. A autobiografia do criador da Nike é um dos livros para iniciar nos investimentos

A marca da vitória é de Phil Knight. Assim, esse empreendedor fala de forma clara e franca sobre a sua história. De fato, ele detalha todas as suas dificuldades e sucessos ao longo do caminho. Mostrando até mesmo como surgiu o nome e a logomarca tão conhecida. 

O texto explica a sua visão ousada, a sua crença no produto e no esporte. O que o levou a criar modelos de tênis renomados e contratos com grandes atletas. Portanto, é um dos principais livros para iniciar no ramo.

Motivos para ler A Marca da Vitória

Apesar de não falar de modo específico sobre o mercado financeiro, a leitura mostra como a empresa cresceu. Logo, mesmo que o intuito não seja empreender é importante entender quais negócios vão ser lucrativos.

O livro é honesto e emociona os leitores, mesmo sendo uma biografia. O que fez com que se tornasse um best-seller assim que foi lançado. Afinal, ele traz lições importantes sobre perseverança, cultura, metas e visão de futuro. 

Ver preço

3. Do Mil ao Milhão

Esse é um dos livros escrito por um brasileiro, Thiago Nigro. Sem dúvida, ele é atualmente um dos maiores nomes dessa área no país. Nessa obra, ele demonstra quais são os três pilares necessários para você ficar rico:

  • Gastar bem;
  • Investir melhor;
  • Ganhar mais.

O autor defende que a riqueza pode ser alcançada por todos. Mas, para isso, é importante fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, garantindo o sucesso financeiro. Ele mostra como os investidores mesclam os riscos e as oportunidades de lucro da melhor forma.

Porque ler Do Mil ao Milhão

A escrita é leve, o que o torna um dos melhores livros sobre investimentos. Ela fala sobre como conquistar resultados por meio de prática, paciência e disciplina. Com isso, ajuda as pessoas que não dominam a área a entender melhor como começar.

Nela é possível encontrar ótimos exemplos do que fazer para acumular capital. Além disso, ensina a parte básica de educação financeira, que é como ter controle sobre seu dinheiro. 

Ver preço

4. Narrative e Numbers é um dos livros para iniciar nos investimentos

Uma obra de Aswath Damodaran, um dos principais nomes de valuation do mercado. Tem como ideia principal que para estipular valores é preciso analisar números e narrativas. Assim, os dois fatores precisam andar juntos para que o negócio alcance o sucesso. 

Motivos para ler Narrative e Numbers

O escritor mostra como a união dos conceitos ajuda a definir o preço de cada ação. Ao longo do texto ele apresenta argumentos que comprovam a sua tese. Por isso, é um dos livros de maior base teórica e analítica.

Ver preço

5. Livros para iniciar nos investimentos: O Mais Importante para o Investidor

Uma das principais escritas sobre o mercado financeiro é essa obra de Howard Marks. Ele é um guia que traz elementos que são importantes para quem investe. Dessa maneira, aborda lições sobre:

  • Ciclo de mercado;
  • Riscos;
  • Vieses comportamentais;
  • Relação entre preço e valor.

Por que ler essa obra?

Ela é considerada uma das mais completas desse segmento. Sua explicação sobre filosofias de aplicação é ampla e detalhada. Assim, é um dos livros que possui uma grande riqueza de informações sobre o setor.

Ver preço

6. Sapiens é um dos livros para iniciar nos investimentos

Trata-se de um texto que fala sobre a evolução da humanidade ao longo de sua existência. Ele faz um resumo sobre a história de acordo com a ciência, apresentando conceitos de cada era.

Porque ler Sapiens

Apesar de parecer desconexo, aprender sobre a humanidade é fundamental para a compreensão sobre dinheiro. 

Mesmo não tendo relação com o mercado financeiro faz refletir sobre a sociedade e a civilização. O que, aliás, pode ser útil na análise e entendimento sobre finanças. 

Ver preços

7. A Bola de Neve

Essa obra é uma biografia autorizada de Warren Buffett, um dos maiores investidores da história. Ela retrata sua vida desde a sua infância até os dias atuais. A autora detalha os passos dados por ele no mercado de uma forma simples, para que todos entendam.

Também consegue ser honesta em apresentar os pontos altos e baixos de sua carreira. Mostrando como isso se refletiu na vida pessoal do Gênio de Omaha.

Motivos para ler a obra

Buffett é um dos nomes mais importantes do setor, portanto, conhecê-lo é muito necessário. Ele apresentou estratégias e se consolidou no mercado se tornando um exemplo a ser seguido. 

Esse livro, com certeza, se destaca por contar a história das finanças. Mostra como um dos maiores gestores de ações alcançou esse patamar, buscando sempre saber mais.

Ver preço

8. A obra de Benjamin Graham é um dos livros para iniciar nos investimentos

O investidor inteligente é o título, escrito por esse economista e mentor de Buffett. Trata-se de um guia prático para quem deseja começar a aplicar na bolsa de valores. Ele dá conselhos para evitar possíveis erros.

Para o autor a inteligência está ligada a paciência, disciplina e curiosidade para aprender. Por isso, qualquer um pode ter essas habilidades. Ao longo da leitura, Graham define os diferentes tipos de aplicadores que podem existir.

Por que ler o livro?

Um bom motivo, sem dúvida, é que ele é um clássico. Afinal, apresenta conceitos básicos e uma análise clara de erros que ocorrem a mais de 100 anos. 

Ver preço

9. O Pequeno Livro que Bate o Mercado

A obra de Joel Greenblatt promete uma fórmula secreta para ter bons resultados no mercado. Ele detalha um método de investimento que utilizou a 5 anos e conseguiu obter lucros consideráveis.

Motivos para ler O Pequeno Livro que Bate o Mercado

Ele é uma obra que chama atenção pela oferta de uma fórmula mágica. O texto é considerado um pouco tendencioso por alguns especialistas. Porém, é uma boa leitura e mostra um método que funciona em certas situações.

Ver preço

10. Como cuidar do seu dinheiro é um dos livros para iniciar nos investimentos

Um texto que une dois grandes autores brasileiros: Maurício de Souza e Thiago Nigro. Ele foi pensado no formato de um gibi para educar as crianças sobre finanças. Em poucos meses, se tornou um grande sucesso para quem quer explicar esse assunto aos filhos.

Por que ler esse livro?

Aprender sobre ter controle sobre o próprio dinheiro é algo que não deve ter idade mínima. Por isso, essa história em quadrinho pode ser útil para todos os públicos, não apenas o infantil.

Ver preço

11. Sementes da liberdade

Mais uma obra de Thiago Nigro, essa é uma leitura de reflexão. Nela, o autor traz a filosofia de como é preciso ter etapas bem definidas para alcançar a prosperidade. Assim, ele acredita que é capaz de te ajudar a encontrar a direção certa por meio da leitura.

Motivos para ler a obra

Dentre todos os livros, esse foi pensado em te ajudar a se encontrar na área. Logo, traz conceitos leves e simples que te inspiram a buscar mais conhecimento. Não usa muitos termos técnicos, pois é focado em identificar seu perfil.

Ver preço

12. A obra de Napoleon Hill é um dos livros para iniciar nos investimentos

Mais esperto que o Diabo já tem mais de 80 anos de existência e continua em alta. Ele retrata uma ficção onde o autor entrevista o próprio diabo. Através da conversa, ele identifica algumas artimanhas que o mesmo utiliza contra a humanidade.

No romance, o escritor enxerga no inimigo todas as coisas negativas que existem no mundo. Assim, vai além da religião e demonstra a necessidade de vencer as dificuldades e aprender com os erros.

Porque ler o livro

O ponto principal do livro é a forma de ensinar a lidar com o fracasso. Ele tem o intuito de despertar a capacidade do leitor de refletir sobre seus próprios demônios e como consequência, melhorar. Portanto, é útil para quem vai começar a investir dinheiro.

Ver preço

13. One Up On Wall Street

Uma obra de Peter Lynch com instruções para quem deseja começar a aplicar em ações. Nela, o autor lista algumas lições para ajudar os iniciantes a entender regras básicas na hora de investir. 

Muitas de suas visões são relacionadas ao mercado americano, mas algumas são aplicáveis no Brasil. Além disso, ele compartilha experiências pessoais mostrando exemplos do que poderia ser melhor. 

Veja porque ler One Up On Wall Street

A leitura é válida para desmistificar alguns boatos que surgem. Por meio dela é possível compreender a importância de se aplicar e estudar sobre a área. Já que instrui que você tenha conhecimento sobre o que faz, sem depender de outras pessoas.

Ver preço

14. Método Financeiro do Primo Rico é um dos livros para iniciar nos investimentos

Outro texto de Thiago Nigro, este é baseado na metodologia ARCA, ensinando a distribuir as aplicações e manter um balanço inteligente. Funciona como um planner para quem o adquire.

Nele o autor expõe alguns erros e acertos que obteve ao longo de sua vida financeira. Mas, também oferece dicas sobre como gerenciar seus gastos e ganhos, bem como organizar sua rotina. Afinal, alcançar a liberdade financeira requer um estilo de vida próprio.

Motivos para ler a obra

Esse é um dos livros dessa temática mais vendidos no Brasil. Ele vai além dos modelos comuns e se expande para um planner que te ensina a se programar. Pois, utiliza um conceito de qualidade e filosofia de vida para completar o conhecimento.

Ver preço

15. Uma obra de Robert Kiyosaki

O famoso Pai rico, Pai pobre, onde o autor compara a sua vida com a do amigo Mike. Nela Robert recebe instruções de seu pai (pobre) e do pai de seu colega (rico). Os dois são muito inteligentes e bem-sucedidos em suas carreiras, mas possuem vidas financeiras distintas.

É considerada um dos melhores livros por ter uma linguagem fácil de entender. Ela oferece visões diferentes sobre como lidar com o dinheiro e também dá lições de vida.

Por que ler essa obra?

Nessa área é normal ouvir falar sobre mudanças de pensamento e de vida. Mas, são poucos os escritores que conseguem comparar duas mentalidades de forma tão clara. Por isso, esse é um dos livros mais renomados do mundo.

Ver preço

16. Dezesseis lições práticas para o sucesso é um dos livros para iniciar nos investimentos

A Lei do Triunfo de Napoleon Hill é uma grande análise. O escritor pesquisou durante 20 anos sobre milhares de pessoas ricas e influentes. Ele chegou a entrevistar nomes como:

  • Thomas Edison;
  • Graham Bell;
  • E Henry Ford.

Depois de tanto estudo elaborou a obra que serve como base para vários cursos. A partir disso, elegeu 16 práticas que precisam ser implementadas para ter sucesso na vida. Com isso, criou um dos livros mais importantes até hoje.

Veja porque ler A Lei do Triunfo

Esse texto se diferencia de todos os outros apresentados aqui por seu tempo de pesquisa. Ele é repleto de exemplos e princípios, por isso funciona para quem deseja estudar a fundo as aplicações.

Ver preço

17. Livros para iniciar nos investimentos: Aprenda a operar o mercado de ações

Essa obra pertence ao Dr. Alexander Elder. Diferente de alguns que já foram citados aqui, essa leitura tende a ser mais específica. Ainda é um dos livros que traz um guia sobre o mercado de ações.

O seu principal intuito é preparar seus leitores para se tornar um operador de sucesso. Logo, o conteúdo é focado na Bolsa de Valores de Nova York. Mas, alguns princípios dela também são aplicáveis para a brasileira.

Motivos para ler a obra

É um livro completo sobre o segmento que atende. Por isso, pode tirar qualquer dúvida que você tiver sobre como funciona esse mercado. Também te prepara para ser um ótimo trading.

Ver preço

18. Princípios é um dos livros para iniciar nos investimentos

O texto de Ray Dalio é um dos mais valiosos, pois ele serve até para quem não tem interesse em aplicações. Seu objetivo é passar alguns valores que devem ajudar a conquistar os objetivos ao longo da vida. 

Porque ler Princípios

Diferente de obras de auto ajuda, o autor usa experiências de investimentos como base de suas conclusões. Então, ele demonstra como usou a área financeira para tirar princípios para a sua vida inteira. A leitura é simples e muito rica em emoções e lições.

Ver preço

19. O Almanaque 

Essa é uma leitura que vale não só para quem está começando. Ele foi escrito por Charlie Munger e é raro de se encontrar, por isso costuma ter preços elevados. 

Charlie Munger: The Complete Investor oferece aos leitores uma visão única e completa de como o seu autor investiu ao longo de décadas. Suas estratégias são de longo prazo e ele demonstra com simplicidade o quanto são efetivas.

Entenda porque ler O Almanaque

Sua leitura é divertida e dinâmica e Munger tem muito a ensinar a qualquer um que esteja no ramo.

Ver preço

20. O Momento de Voar é um dos livros para iniciar nos investimentos

A obra de Melinda Gates, ex-esposa de Bill Gates, chama atenção para o empoderamento feminino

Como acompanhou de perto toda a vida deste bilionário, acabou conhecendo muito sobre esse mundo da economia. Suas palavras são focadas na diminuição da desigualdade do mundo atual.

Porque ler essa obra

Esse é um tipo de leitura essencial, que possui valores bem importantes. A autora consegue trazer pontos atuais válidos a discussões antigas que refletem no mercado.

Ver preço

21. Uma obra de Brené Brown

A coragem de ser imperfeito é um alívio para quem é empreendedor. Isso porque, demonstra que falhar não é sinônimo de fracasso. Além de associar a vulnerabilidade com atitudes de coragem.

Motivos para ler

A autora consegue contextualizar bem os medos com a vontade de crescer. Por isso, é um dos livros fundamentais para te dar um impulso inicial.

Ver preço

22. Fake é um dos livros para iniciar nos investimentos

Essa obra Fake: Dinheiro de mentira, professores de mentira, ativos de mentira: Como as mentiras deixam os pobres e a classe média cada vez mais pobres de Robert Kiyosaki demonstra como a onda de fake news tem mexido com o bolso de muitos. 

Porque ler Fake

O livro é importante para entender o mercado atual. Além disso, ele ajuda a diferenciar o verdadeiro do falso nesse complexo universo das finanças.

Ver preço

23. Dominando o ciclo do mercado

O autor desta obra é Howard Marks e aqui o escritor identifica como dominar os ciclos que o mercado costuma apresentar. Dessa forma, o investidor pode reconhecer os momentos em que uma ação deve ficar em alta ou baixa.

Veja porque ler o livro

A leitura de O Mais Importante para o Investidor: Lições de um gênio do Mercado Financeiro pode te ajudar a ser um ótimo aplicador no futuro. Pois, ensina a hora certa de comprar ou vender uma ação, o que, sem dúvida, é muito importante nesse ramo.

Ver preço

24. O best-seller de Ayn Rand é um dos livros para iniciar nos investimentos

A revolta de Atlas é repleta de bons conselhos. Ela demonstra como é essencial ser racional em suas ações para obter sucesso.

Porque ler essa obra

Trata-se de um dos livros que trazem ótimos conceitos para vida. Isso porque mostra de forma didática a importância de ser racional em suas atitudes. Ainda mais ao lidar com dinheiro.

Ver preço

25. Robert Cialdini é autor de um dos livros para iniciar nos investimentos

As armas da persuasão preparam as pessoas, a fim de melhorar sua comunicação. Ele faz isso de um jeito fácil de entender, com situações em que qualquer um pode ser convencido. Assim, o autor apresenta seis argumentos para conseguir um sim em seus negócios.

Motivos para ler

Quando alguém se torna um investidor saber se comunicar é essencial para conseguir bons valores. Por isso, é importante estudar a obra e entender como conquistar coisas positivas.

Ver preço

Torne-se um grande investidor com livros para iniciar nos investimentos

As recomendações anteriores vão te ajudar a entender sobre esse complexo setor. Mas, eles vão além disso, com essas leituras será possível definir princípios e valores. Portanto, irão te ensinar a ter mais qualidade de vida para o futuro.

Além destas sugestões, você pode conhecer nossa Loja ou visitar esta seção de livros sobre finanças da Amazon.

Foto de Dziana Hasanbekava no Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 90

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo