As remessas internacionais são transações onde ocorre a transferência de valores entre pessoas em países distintos, e estão sujeitas à variação de câmbio. Além disso, existem taxas para o envio por intermédio de instituições financeiras que podem variar bastante.
Leia também:
- Os indicadores financeiros para usar no dia a dia
- Bancos Digitais: Conheça os melhores do Brasil
- O que são rendimentos tributáveis? Veja o que significa para o Imposto de Renda
O que são remessas internacionais?
Sempre que ocorre uma transferência de dinheiro originada de um país para outro tem-se as remessas internacionais. Isso pode ocorrer por diversas razões, como quando há a contratação de um serviço estrangeiro, por exemplo.
Nesse cenário, ao efetuar o pagamento a uma empresa situada nos Estados Unidos, o valor será depositado em dólar, ou seja, será preciso fazer a conversão do montante em reais. Para isso, é necessário recorrer a empresas habilitadas para esse tipo de operação.
Quais os principais cuidados ao realizar essas transações?
Ao realizar remessas internacionais é preciso verificar se a empresa possui autorização do Banco Central para operar esse tipo de transação. Afinal, com a tecnologia em finanças cresceu o número de empresas que prometem realizar a transação em menos tempo.
Também é importante ficar atento às taxas e impostos que incidem em cada tipo de operação, para ter uma ideia do custo total da operação. Isso porque, além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), também podem incidir:
- Imposto de Renda que incide sobre rendimentos tributáveis;
- taxa SWIFT, decorrente do acesso ao sistema global que conecta os bancos;
- taxas administrativas para análise de documentos conforme o caso;
- taxa de câmbio.
Outro ponto a observar é o prazo para que a transação seja concluída, que pode levar até 5 dias em alguns bancos, a fim de evitar problemas com atrasos.
Como surgiu a empresa de remessas internacionais Husky?
A Husky é uma plataforma de envio de remessas internacionais que surgiu em 2016, a partir da ideia de dois jovens. Eles trabalhavam no exterior e sempre tinham problemas para receber valores em razão da burocracia, por isso, buscaram uma solução mais prática.
A partir daí criaram uma plataforma digital para simplificar o processo de envio de valores ao exterior. Isso tornou muito mais fácil a vida de quem trabalha ou contrata serviços fora do país.
Um dos princípios da empresa é prezar pela simplicidade, por isso, permite criar uma conta em poucos minutos e começar a fazer as transações. Além disso, dispõe de um aplicativo, disponível para iOS e Android.
Como criar uma conta para fazer remessas internacionais na Husky?
O passo a passo para criar uma conta na Husky e começar a fazer remessas internacionais é simples e inicia com um cadastro rápido, com os seguintes dados:
- CPF ou CNPJ conforme o caso, se pessoa física ou jurídica;
- data de nascimento;
- e-mail;
- telefone;
- endereço no Brasil.
Tais informações são necessárias para que seja possível manter o controle para fins fiscais, o que é uma exigência do Banco Central. Mas, a grande vantagem de optar pela empresa está nas taxas reduzidas, menores do que muitos bancos digitais.
Quais as taxas da Husky para envio e recebimento?
A empresa cobra uma taxa de 2% sobre o valor da transferência, além da incidência dos tributos como IOF e IR quando houver. Mas, a startup ainda oferece uma vantagem para indicações de novos clientes, que geram cupons com desconto que cai para 1%.
Quando a pessoa indicada faz a primeira transação o cliente ganha um bônus que leva a taxa a 0% até 15 mil dólares.
Usar a Husky para enviar e receber remessas internacionais é seguro?
O envio de remessas internacionais por meio da Husky é seguro, uma vez que ela conta com autorização do Banco Central, o que confere mais confiança ao usuário.
Fora isso, a empresa ainda oferece um bom suporte para esclarecer dúvidas e corrigir problemas, e prioriza a simplicidade no atendimento. Por isso, a fintech tem ganho destaque no mercado, sobretudo pela política de indicação de clientes.
Essa é uma ótima ferramenta para melhorar as finanças no empreendedorismo para quem atua ou opera com transações no exterior. Afinal, oferece taxas mais acessíveis, além da rapidez no envio e recebimento de valores.