método ARCA de investimentos

Conheça o método ARCA de investimentos

O método ARCA de investimentos é um dos mais eficientes atualmente. Criado por Thiago Nigro, ele já ajudou milhares de pessoas interessadas em melhorar sua condição financeira e os seus efeitos já são conhecidos em todo o país.

Não é à toa que a fama deste investidor só cresce. Então, conheça aqui como essa estratégia funciona e como aplicá-la na sua carteira de forma prática.

O que é o método ARCA de investimentos?

Essa é uma técnica ensinada por Thiago Nigro, também conhecido como Primo Rico. O interessante dessa metodologia é sua praticidade, assim você não terá dificuldades em entender como ela funciona.

O método ARCA de investimentos trabalha com diversos ativos e cada um deles tem uma devida porcentagem que pode ou não variar.

Thiago Nigro

Com apenas 29 anos de idade, Nigro está revolucionando o mundo dos investimentos. Atualmente se considera um educador financeiro que compartilha seus conhecimentos na internet, por redes como o YouTube.

Seu canal conta com quase 5 milhões de inscritos e as visualizações são ainda maiores. Então, existem inúmeros motivos que justificam essa popularidade, no entanto, a forma como Nigro ensina é sem dúvidas o maior deles.

O interessante é que ele mostra de forma didática o que faz com seus investimentos. Além disso, esse jovem não é apenas um influenciador, também é empresário. Afinal, em 2015 fundou a A M. Nigro Investimentos, que chegou a ter uma equipe de até 55 profissionais.

A sua carreira é brilhante, de modo que o método ARCA de investimentos é mais uma das suas conquistas. Aplicando esses conceitos, sua companhia já atendeu mais de 5 mil clientes, obtendo um patrimônio de R$ 2 bilhões.

Somente dois anos depois da fundação, ele vendeu sua parte da empresa, atingindo a independência financeira. Sendo assim, atualmente trabalha com educação financeira e se dedica aos investimentos pessoais.

Entenda o conceito do método ARCA de investimentos

Nigro afirma que antes de qualquer coisa é interessante saber o que o termo significa, porque muitas pessoas confundem essa estratégia com a famosa Arca de Noé.

De fato, ambos conceitos têm uma relação. Afinal, o instrumento relatado na Bíblia sobreviveu a um dilúvio. Mas, o método ARCA de investimentos se refere a abreviação de 4 classes de ativos. Assim, são elas:

  • A: Ações brasileiras;
  • R: Real State (também mais conhecido como mercado imobiliário);
  • C: Caixa;
  • A: Ativos internacionais.

A real ideia dessa estratégia é separar sua carteira em quatro partes. Assim, cada uma delas desempenha uma função diferente e igualmente importante.

Ações brasileiras

Sua função é expor o mercado brasileiro, de modo que você possa aproveitar o potencial de ganhos dele. Para tal, é necessário entender cada parte dele e como se dá seu funcionamento.

Real Estate

Tem como objetivo te direcionar para as oportunidades dentro do mercado imobiliário. Então, você explora o ganho financeiro que vem de imóveis e conhece melhor a opção de rentabilidade a longo prazo.

Caixa

Essa parte do método ARCA de investimentos tem foco na exposição de ativos de maior segurança. Assim, ela permite que você tenha mais sanidade para aproveitar seu dinheiro. Dessa forma, é possível saber o que fazer nos momentos de dificuldade e fartura.

Ativos Internacionais

Com eles você aprende sobre moedas estrangeiras, principalmente o dólar. Então, o intuito é diversificar os investimentos.

Método ARCA de investimentos: definindo as porcentagens

Esse é o segundo passo para entender melhor essa estratégia. Assim, sua carteira de investimentos precisa ser dividida de maneira inteligente, lembrando sempre que são quatro quadrantes.

Com isso, você pode direcionar 25% para cada parte do ativo, de modo que sua carteira fica diversificada. Mas, essa definição sempre traz algumas dúvidas sobre o método ARCA de investimentos.

Essa divisão é uma regra?

Não é uma regra fixa, mas o interessante é que você mantenha uma meta entre 15 – 40% em cada ativo.

Uma classe de ativos pode ser diversificada?

A ideia é realmente essa, que tenha uma diversidade. No caso das ações brasileiras, não há necessidade de investir em apenas uma empresa. Assim, essa lógica se mantém em todas as classes de ativos.

Uma dica importante é nunca ultrapassar o limite de 15 ativos diferentes na sua carteira. Dessa forma, tenha em mente que eles são inversamente proporcionais ao tempo. Então, quanto mais ativos, mais difícil será se dedicar a cada um de maneira individual.

Que ativos podem ser selecionados em cada classe?

As opções são as seguintes:

  • Ações Brasileiras: ações, ETFs e Fundos Multimercado/Ações;
  • Real Estate: investimentos em geral no mercado imobiliário e Fundos Imobiliários;
  • Caixa: investimentos de renda fixa de liquidez rápida e Fundos de Investimento em Renda Fixa;
  • Ativos Internacionais: ações no exterior, BDRs, ETFs, Fundos Cambiais e Fundos de Investimento no Exterior.

Dessa forma, é possível entender como o método ARCA de investimentos permite que o investidor tenha opções e escolhas em sua carteira.

Rebalanceando os quadrantes

É normal que com o tempo, a porcentagem de cada quadrante vá sofrendo alterações. Sendo assim, um ativo com 25% pode passar para 35% ou 20%. Portanto, é neste momento que entra o rebalanceamento.

Esse é um dos conceitos mais importantes dentro desta metodologia, porque ele afirma que periodicamente você deve redistribuir sua carteira de investimento. Isso é importante para que ao final cada quadrante possa voltar para os 25% ideais.

Para ficar mais didático, veja um exemplo de 2014. Assim, os ativos usados nessa distribuição foram:

  • Ações brasileiras: IBOVESPA;
  • Real Estate: IFIX (Índice de Fundos Imobiliários);
  • Caixa: CDI;
  • Ativos Internacionais: IVVB11/BDRs.

Agora, imagine duas situações: método ARCA de investimentos com e sem o rebalanceamento. Assim, no primeiro caso o rendimento total foi de 170%, enquanto no segundo foi de apenas 130%.

Apesar de esse último ser um bom retorno, poderia ser bem melhor. O que muita gente não sabe é que existe uma espécie de lógica oculta no esquema de rebalanceamento.

Imagine que as ações brasileiras caíram, então, na sua carteira, a porcentagem do ativo será menor que 25%. Claro, isso em um cenário em que todos os quadrantes estão distribuídos igualmente.

Ao fazer o rebalanceamento, você vai garantir ações por um preço mais barato do que antes. Dessa forma, a longo prazo, seu retorno tem tudo para ser bem satisfatório.

O método ARCA de investimentos é uma forma prática de ganhar mais dinheiro de maneira inteligente. Então, com isso, você chega mais próximo da sua independência financeira.

Entendendo melhor essa lógica de funcionamento

Neste ponto você já consegue entender como as coisas acontecem. Por exemplo, comprar ações que estão sendo desvalorizadas é uma maneira de possuir ativos mais em conta.

Enquanto isso, você vende ações as mais caras e obtém bons lucros. Por essa razão que essa tática é tão promissora a longo prazo. Mas, é importante ter muita atenção com esse tipo de estratégia.

É essencial que você se mantenha atualizado com relação a sua carteira e seus ativos. Só assim é possível acompanhar o que está acontecendo e traçar formas de aproveitar cada vez mais oportunidades.

Por isso que você não deve negligenciar nenhum aspecto do método ARCA de investimentos. Ou seja, essa prática precisa que você se dedique e estude sobre seus ativos.

Resumindo como funciona o método ARCA de investimentos

Até aqui você já viu como essa estratégia funciona. No entanto, são muitos conceitos envolvidos e eles precisam ser sempre relembrados.

A princípio, a sigla ARCA significa Ações brasileiras, Real Estate, Caixa e Ativos Internacionais, respectivamente.

Sua carteira financeira deve ser dividida de acordo com esses ativos. Ainda, não esqueça das porcentagens e da possibilidade de rebalanceamento. Esse conjunto é quem vai ditar o sucesso dos seus investimentos.

Agora, é necessário muito cuidado. Cada ativo precisa ser trabalhado de forma individual e em grupo. Isso é importante para que você tenha uma ideia mais realista e completa das suas finanças e das oportunidades.

O método ARCA de investimentos pode dar um pouco de trabalho no começo, mas o tempo e a experiência vão tornando as coisas cada vez mais fáceis. Sendo assim, é importante ter paciência e insistir no aprendizado.

Por que devo apostar no método ARCA de investimentos?

Atualmente, essa é a melhor forma de conquistar sua independência financeira. Sem contar que ela ensina a lidar melhor com o mundo dos investimentos. Não é novidade que esse universo é um tanto complicado de se entender.

É por isso que essa estratégia é tão interessante. Afinal, é uma alternativa simples e didática, que te permite aproveitar todas as oportunidades. Assim, com ela, você consegue fazer o seu dinheiro trabalhar em função própria.

O mais legal é que o método ARCA de investimentos não é um segredo, muito pelo contrário. Nigro faz questão de mostrar cada passo e explicar o motivo de uma tomada de decisão. Então, apostar nesta tática vale muito a pena.

Agora você já sabe muito bem o que é a ARCA e é sua vez de colocar os conceitos acima em prática. Dessa forma, reserve um tempo e comece já a organizar sua vida financeira.

Você vai ver como sua relação com o dinheiro vai mudar. Essa sem dúvidas é a melhor parte de todo o processo descrito aqui. Não perca mais tempo e aproveite as oportunidades do mercado financeiro.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 77

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo