como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro: 5 dicas para colocar em prática

Aprender sobre como economizar dinheiro é importante, seja na crise ou não. Aliás, quem não gostaria de todo mês sobrar um dinheiro na conta. Ou ainda, poder guardar uma quantia para realizar um sonho. 

Para se aprender a ter uma economia não é fácil. Pensando nisso, criamos esse artigo onde iremos lhe apresentar cinco dicas incríveis para economizar dinheiro todos os meses. Confira.

Como economizar dinheiro? Vale a pena poupar?

Antes de aprender como economizar dinheiro, é necessário entender por que é preciso guardar uma quantia todos os meses. Assim, poupar é importante, pois é por meio dessa atitude que será economizado um valor. 

Um dinheiro poupado será de grande valia em momentos complicados ou ainda para a realização de um projeto. Por isso, reserve sempre uma parte de seu dinheiro para guardá-lo em sua conta bancária. 

Estabilidade financeira 

Estabilidade financeira é equilibrar gastos com ganhos. Onde sua principal vantagem é a tranquilidade em lidar com o dinheiro. Assim, promovendo um sustento, sem precisar criar novas dívidas. 

A expressão estabilidade significa uma situação financeira mais tranquila e estável. Assim, em resumo, é saber que não terá  sérios problemas com dinheiro, chegando até mesmo ao endividamento.

Para se ter uma  estabilidade financeira, é necessário que se tenha um total comprometimento e também organização. Além disso, é preciso conhecer seus ganhos e gastos, antes de mais nada. 

dicas para aprender como economizar dinheiro

5 dicas para aprender como economizar dinheiro

Existem várias maneiras de como economizar dinheiro no dia a dia. Seja por meio de uma organização financeira pessoal, redução de gastos desnecessários, planejamento de despesas de casa.

Por isso, a fim de facilitar e auxiliar na decisão na hora de guardar dinheiro, separamos as cinco melhores dicas para economizar seu dinheiro. Assim, fica bem mais fácil entender por onde começar. Confira. 

1º Evite gastos desnecessários 

Identificar o que é prioridade e o que é gasto desnecessário é o primeiro passo para economizar dinheiro. Portanto, com todas as despesas listadas, fica muito fácil identificar o que realmente é necessário. 

A prioridade sempre deverá ser aqueles gastos do qual você não pode viver sem. Sendo então as despesas com moradia, educação, saúde e transporte. Assim chamados como bens essenciais. 

Ao observar sua lista de despesas, deverá analisar outros tipos de gastos. Geralmente, as despesas desnecessárias são aquelas que você pode viver sem. Como por exemplo, a TV por assinatura ou o streaming de vídeos. 

Tenha um controle de gastos

Ter um controle de gastos é importante, pois por meio dele será mais fácil organizar suas finanças pessoais. Então, nada de ignorar qualquer gasto, mesmo que seja apenas uns centavos. Pois todo dinheiro gasto conta no seu controle. 

Um jeito bem simples de controlar as despesas todos os dias é fazendo anotações seja no “caderninho” ou no celular. Assim, por meio de aplicativos ou planilhas, você poderá ter um controle mais rígido de seus gastos. 

2ª Não faça dívidas

Dívidas acumuladas irão prejudicar qualquer planejamento financeiro. Por isso, é importante fugir delas. Além disso, é muito primordial que se entenda como organizar e planejar o seu orçamento, para assim evitar gastos desnecessários e dívidas. 

Certamente no início  pode parecer complicado. Entretanto, tomando algumas atitudes simples, como comprar sempre à vista, será possível manter as finanças equilibradas. Portanto, como resultado, não ocorrerá mais endividamento. 

Compre apenas quando tiver dinheiro 

Comprar quando tiver dinheiro além de garantir um desconto, é um bom exercício para gastar menos do que você possui. Certamente, será necessário juntar uma quantia e só depois comprar o que se precisa. 

3ª Adie grandes compras e tenha o dia zero 

Adiar aquela compra de alto valor é um outro ponto de como economizar dinheiro. Por isso, é fundamental não se precipitar. Onde, em muitos casos, aquele produto não é tão essencial. 

Dia zero 

Tenha um dia da semana ou do mês para ser seu dia zero gastos. Assim, você não poderá  abrir a carteira. Certamente, significando uma economia garantida. Por isso organize no seu calendário um dia exclusivo para cumprir essa meta. 

Como economizar dinheiro Não atrase suas contas

4ª Como economizar dinheiro: Não atrase suas contas 

Atrasar contas pode gerar multas e juros. Sendo um gasto desnecessário, que poderá ser usado em coisas mais relevantes. Além disso, se possível unifique o vencimento de todos os boletos em uma data fixa por mês

Evite também atrasar a fatura do cartão de crédito. Visto que o valor a ser pago, após o atraso pode ser bem alto. Portanto, procure efetuar o pagamento antes da data de vencimento. 

Anote todos os seus gastos e datas 

Ter uma planilha com gastos e datas é uma ótima opção para ter um controle mensal. Então, no primeiro dia de cada, reserve um momento para elaborar essa organização, que deverá ter:

  • Data de vencimento de contas como luz e água; 
  • Valor a ser pago; 
  • Dia em que foi feito o pagamento;
  • Para compras à vista, anote o valor e o dia em que foi pago. 

5ª Tenha metas e prazos 

Para economizar todos os meses e conseguir guardar uma quantia é necessário estabelecer metas e prazos. Dessa forma, a ordem dessa estratégia deve ser seguida “risca”. Portanto, organize-os da seguinte maneira

  • Quite todas as dívidas;
  • Saia do vermelho e tenha uma reserva de emergência; 
  • Efetue os pagamentos em dia, para evitar juros e multas;
  • Tenha uma quantia disponível para possíveis contratempos;
  • Poupe todos os meses uma parte de seus ganhos. Podendo seguir as seguintes proporções: 20% para curto prazo, 30% para médio prazo e 50% para longo prazo.

Pelo menos uma meta de poupar

Tenha pelo menos uma meta para poupar. Como por exemplo, guarde R$100 todos os meses. Além de evitar gastos com coisas desnecessárias, como pode exemplo comprar aquela “blusinha” da vitrine. 

Como economizar dinheiro: É possível ganhando pouco?

Seguindo as dicas acima é possível sim entender como economizar dinheiro ganhando pouco. Onde é preciso usar de modo consciente os recursos financeiros, seja qual for a sua faixa de renda.

Conclusão: Coloque em prática as dicas de como economizar dinheiro 

Ao colocar as dicas de como economizar dinheiro com paciência, disciplina e  o principal é possível garantir uma boa economia. Certamente seja uma quantia mínima ou maior guardada por mês, é possível ter bons resultados. Agora que viu estas dicas e está motivado a começar a poupar, seu próximo passo será começar a investir.

Imagem de Peter Fertig por Pixabay

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 102

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo