Vale a pena investir?

Antes de qualquer argumentação, a resposta é sim. E como prova disso você está investindo à todo momento. Inclusive agora, lendo este conteúdo. Siga comigo e eu irei explicar o por quê.

Quando você decide em fazer um curso de qualquer área, você está investindo no seu “eu” do futuro. Se você está lendo este conteúdo até aqui, você decidiu investir seu tempo em aprender algo novo.

Então, tudo na vida é um investimento e este investimento pode ser geralmente monetário ou de tempo. E sempre a mesma característica é avaliada em qualquer investimento, o famoso ROI (Return on investiment).

Nós, apenas investimos em algo se conseguirmos ver possibilidade de ter um retorno (de preferência positivo).

Vamos imaginar o seguinte… Pense em uma empresa que vende pneus que decide contratar uma agência para fazer suas publicidades. Neste caso, ela está investindo em uma empresa visando obter mais lucro com esta ação de publicidade, tentando atingir mais gente e consequentemente vender mais.

ferramenta-tecnologia-investimento-ganho-de-tempo
Investimento financeiro em tecnologia para ganho de tempo e produtividade no dia a dia.

Outro caso prático do dia a dia, seria: Um mecânico precisa usar muita força e tempo para executar uma troca de peça diariamente. Ele percebe que existe uma ferramenta que auxilia fazer este mesmo processo com 10% do tempo que ele gasta manualmente. Assim, ele decide comprar essa ferramenta, fazendo um investimento a médio prazo mas quintuplica sua produção diária. Essa ação irá gerar um ROI que poderá pagar os investimentos feito e gerar lucro em um período médio de tempo.

Investir em ações, poupança (poupança não é investimento), LCI, CDB, tesouro ou qualquer outro é uma forma de tentar conseguir através de outras empresas ou bancos. E o melhor, sem precisar necessariamente estar trabalhando nela diariamente.

Você pode investir na sua própria empresa e/ ou em empresa de terceiros, isso é investir em ações. Em alguns casos dependendo da quantia investida, você pode virar sócio e até tomar decisões pela empresa, mas não vem ao caso.

Em alguns casos, você consegue investir a partir de R$ 100 reais por aplicação e não é necessário uma recorrência mensal, porém, é isso que ajudará a criar um montante maior a longo prazo.

Entretanto, para qualquer investimento será necessário a avaliação de 3 fatores importantíssimos: Liquidez, Risco e Rentabilidade. Estas variáveis te ajudarão a selecionar o melhor investimento para você. Pois, cada um tem suas condições e necessidades e não existe fórmula mágica em investimentos.

Acompanhe no blog como funcionam os tipos de investimento e se prepare para criar sua fortuna. Planejamento financeiro sempre será necessário e quanto antes começar melhor!

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo