A estagflação é resultado da combinação entre aumento de preços, desemprego, bem como falta de progresso no crescimento do PIB

Entenda o que é estagflação e os efeitos deste fenômeno na vida da população

A estagflação ocorre quando os preços estão em alta constante, bem como com o aumento do desemprego e ausência de progresso do Produto Interno Bruto (PIB). Saiba mais sobre os impactos disso no cidadão comum.

Leia também:

O que é estagflação?

É a situação que envolve, de forma simultânea, três aspectos que afetam a economia de um país. São eles:

  • Estagnação;
  • Altas taxas de inflação;
  • Baixa atividade econômica.

O termo surgiu na década de 1970, com a crise econômica que o mundo atravessou quando os países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) começaram a controlar os preços da commodity.

A criação da entidade, bem como o controle da produção elevou o preço do barril. Desse modo, o valor dos seus derivados também aumentou. Por fim, aconteceu o aumento dos preços de todos os outros produtos.

O conceito de estagflação, portanto, tem relação com um choque de custos, ao contrário da inflação que acontece devido a um aumento da demanda.

Diferença entre inflação x estagflação

Inflação é a taxa que no geral os preços de vários bens de consumo, tanto quanto serviços, aumentam em uma economia durante um certo período de tempo. Com isso, o dinheiro perde valor e já não é mais possível comprar como antes.

Em grau moderado, ela pode ser saudável para um país. No entanto, um aumento exagerado pode levar a um cenário onde os preços sobem muito rápido e, em seguida, ficam fora de controle.

Um conjunto de problemas

A estagflação é a junção de uma economia parada com a inflação. Afinal reúne uma série de problemas, como:

  • Baixo crescimento da economia;
  • Alto desemprego;
  • Inflação servera. 

Este fenômeno é uma grande ameaça aos Bancos Centrais. Afinal, eles ficam sem muitas opções de movimento para conter a situação. Desse modo, esse cenário se torna mais difícil de gerenciar.

Como ocorre?

Neste cenário ocorre não apenas o aumento dos preços, como também um corte no número de vagas de emprego, que em geral, acontece por três motivos:

  • Erros na política monetária;
  • Regime fiscal expansionista;
  • Eventos externos inesperados.

O mundo já passou pela estagflação ao longo da história. A pandemia contribuiu muito para a recessão, não apenas da economia brasileira, como também de todo o resto do mundo. Além disso, a recente guerra da Rússia também afeta este cenário.

Esse fenômeno no Brasil

A guerra entre Rússia e Ucrânia pode trazer este risco para o Brasil. Afinal, o aumento dos preços das commodities pode deixar o custo de vida mais alto do que o esperado.

O governo já estuda medidas, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que pode ajudar no aumento do consumo. Além disso, a liberação de saques do FGTS pode ser mais uma injeção de recursos na economia.

Foto: A estagflação alia altos preços, pouco emprego e estagnação da economia.

Quais são os impactos estagflação?

O cidadão comum é um dos que mais sofre com os impactos da estagflação. Afinal, fica mais difícil comprar produtos básicos, como por exemplo, alimentos.

Este cenário significa que as pessoas estão recebendo menos, enquanto gastam mais. Afinal, os preços de itens de consumo ficam muito altos. Além disso, o clima de incerteza também prejudica as decisões de investimento.

Com isso, os mercados de renda fixa também sofrem, pois o aumento da taxa de juros causa a queda dos preços dos títulos, bem como, ocasiona queda do valor das ações. Este efeito ocorre por conta da redução das receitas das empresas.

Exemplo de estagflação

Quando um governo imprime moeda, o que causa o aumento da oferta monetária, e tem como consequência a inflação e ao mesmo tempo sobe o preço dos impostos, tem-se o efeito de estagflação na economia.

Como combater?

Não há uma cura definitiva para a situação. No entanto, o aumento da produtividade é uma das chaves para o crescimento.

O controle do governo sobre a economia também possui relação direta com este cenário. Afinal, a oferta de crédito pode trazer riscos. Desse modo, o Estado precisa encontrar o equilíbrio na hora de aplicar as políticas, tanto monetária quanto fiscal.

No geral, as intervenções podem ser contracionistas ou expansionistas. Assim sendo, é importante avaliar qual é a melhor decisão para aquele determinado momento. Confira alguns exemplos de medidas:

  • Redução dos gastos;
  • Retirar a moeda do mercado;
  • Controle da taxa de juros;
  • Aumento de moeda em circulação;
  • Elevação dos gastos.

Em caso de estagflação, o Governo deve adotar medidas contracionistas com o intuito de controlar a inflação. Isso pode ser feito por meio do aumento da taxa básica de juros.

Como evitar?

As medidas para combate também podem ser usadas para evitar que a economia de um país alcance esse estágio. Pelo menos, quando se trata de um fenômeno causado por más decisões do governo.

Não é possível prever as incertezas do mundo, no entanto, economias mais livres e por consequência, como maior produtividade, possuem mais chances de sobreviver em cenários como este. 

Uma outra solução é aumentar a oferta agregada. Isso tanto por privatizações quanto por desregulamentação, que aumentam a eficiência e reduzem os custos de produção.

A importância de um Estado enxuto

Medidas que reduzem os gastos do governo, com certeza são as mais eficientes quando o assunto é ter uma economia mais estável para encarar períodos de estagflação.

Foto de Sara Kurfeß em Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo