Um investidor de valor é alguém que se atualiza e busca entender as variações do mercado, bem como, é estratégico

Investidor de valor: as melhores dicas para você que deseja entrar no mundo dos investimentos

Um investidor de valor é, sobretudo, alguém que sabe como realizar as melhores aplicações, e, tem saúde emocional para lidar com as oscilações do mercado. Portanto, se você acredita ter um perfil de investidor, confira aqui as melhores dicas antes de investir. 

Leia também:

O que é um investidor de valor?

Para começar, um investidor de valor é alguém que aplica dinheiro, tanto seu quanto de terceiros, em vários produtos financeiros. Tais produtos, podem ser: títulos públicos, bolsa de valores, ações, entre outros, logo, dentre as funções de um investidor estão: 

  • atingir as metas que criou;
  • se manter atualizado sobre as variações de mercado;
  • analisar os perfis e planejar as ações de investimento ideais. 

De acordo com isso, um investidor deve estudar os gráficos, e saber como investir e quais as ferramentas técnicas das ações da bolsa e corretoras. Um bom profissional de investimentos precisa saber que, cada aplicação tem um objetivo específico. 

Porque se tornar um investidor de valor?

Antes de mais nada, os motivos para se tornar um investidor de valor são muitos, entre eles, o aumento do próprio patrimônio e de empresas. O mercado de investimentos está cheio de possibilidades para agradar os mais diferentes perfis de investidores. 

Convém ressaltar que, investir é um meio de crescer o capital, e, diferente do que muitos pensam, não se restringe a aqueles de maior renda. 

Dicas para ser um investidor de valor

Desde já, quem deseja se tornar um investidor de valor pode contar com dicas que o ajudarão a tornar o processo mais simples e assertivo. De início, se organize, por meio de, uma planilha para controle de investimentos e ações, ou outro método que preferir. 

Pode-se afirmar que, o mundo dos investimentos não é prático, e, exige estudos para alcançar o sucesso, nesse sentido, veja a seguir, algumas dicas essenciais. 

Descubra qual o seu perfil ideal para investir

Acima de tudo, antes de começar a investir na prática, você precisa fazer uma análise, e descobrir qual é o seu perfil ideal de investimentos. Tal perfil pode ser dividido em 3 tipos, primeiro, o conservador que investe em opções de baixo risco para preservar o dinheiro. 

O segundo tipo, é o moderado que, apesar de gostar de segurança, se permite fazer investimentos mais rentáveis, e, com maior risco de haver perda. Por último, o investidor agressivo, que não tem medo e se arrisca nas possibilidades de maior rendimento.  

Planeje seu dinheiro

Vale ressaltar que, planejar as finanças antes de começar a investir é primordial, uma vez que, será isso que irá te possibilitar saber quanto pode arriscar, além de que, te dá um controle real de todo dinheiro que entra e sai da sua conta.

Defina metas 

Traçar metas significa se organizar, e, definir com clareza o caminho que vai percorrer, assim, você deve definir metas e o prazo para alcançá-las. Estas, podem ser de curto, médio ou longo prazo, logo, ajustá-las te permite criar estratégias e analisar resultados.

Reserve dinheiro para necessidades

É indiscutível que, a qualquer momento podem surgir gastos não planejados, então, dispor de uma reserva de emergência serve como um suporte nos momentos difíceis. Tal qual, também evita que você retire o dinheiro aplicado antes que este renda o planejado. 

Estudes as formas possíveis para investir

Estudar todas as alternativas de investimento é uma forma de conhecer o que o mercado tem a dispor, e, qual a opção que se encaixa na sua realidade. Em vista disso, procure saber mais sobre as opções de renda fixa e variável. 

Invista em diferentes possibilidades

Independente do seu perfil investidor, tenha em mente que, um bom investidor de valor é esperto, e investe em mais de uma opção. Essa prática, melhora os resultados e deixa os riscos menores, por isso, sempre aplique seu dinheiro em várias ações com riscos variados. 

Mantenha os pés no chão

Não se pode negar que, o índice de ações é muito incerto, por esse motivo, você deve ser acima de tudo, muito racional nas aplicações. Afinal, não existe nenhuma opção nesse mundo de ações que seja totalmente seguro, portanto, evite agir com a emoção.

Considere investir fora do país

Para ser um investidor de sucesso, sempre considere as novas oportunidades, dentre essas, o mercado internacional, que pode ter a ação ideal para você investir. Além disso, apostar no exterior ajuda a variar a sua carteira, e, minimiza os riscos internos.

O investidor de valor analisa todas as possibilidades. Imagem de Oren Elbaz no Unsplash.

Sempre faça novos aportes

Outra dica, é investir de forma regular, ou seja, ao planejar suas finanças, determine um valor para aplicar de modo mensal ou bimestral, por exemplo. Tal prática, ajuda os investidores a aumentar de modo mais relevante os resultados dos seus investimentos.

Faça análise dos resultados 

Por fim, e não menos importante, estudo sobre como acompanhar os dividendos e, como analisar os resultados, esse hábito, te permite ver o que tem funcionado. Inclusive, observá-los possibilita criar novas estratégias que sejam mais assertivas. 

Características de um investidor de valor

Sobretudo, um investidor de valor conta com atributos que os marcam, bem como, é crucial que, aprenda a investir com sucesso, e conte com habilidades essenciais. De acordo com isso, são algumas características de quem investe: 

  • gostar de trabalhar com números;
  • ser organizado;
  • possuir disciplina e ser proativo.

Os atributos acima, são importantes para qualquer tipo de investidor, visto que, elas ajudam o mesmo a se esquivar da instabilidade que esse mercado possui. 

Foto de Marga Santoso na Unsplash

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo