Economizar nos gastos essenciais não é uma tarefa fácil para muitos, confira algumas opções eficazes para tornar isso mais simples

Formas de economizar nos gastos essenciais

A grande maioria das pessoas hoje encontra dificuldades em economizar nos gastos essenciais. Afinal, o cenário econômico não está nada favorável e torna isso ainda mais complicado. Então, acompanhe algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

O que são gastos essenciais?

São aquelas despesas que impactam de forma direta na sua rotina diária. Assim, são gastos que o indivíduo depende deles. Aluguel, conta de água e luz são alguns exemplos de débitos que entram nessa categoria.

É possível economizar nos gastos essenciais?

A primeira coisa a se considerar diante dessa pergunta é a realidade financeira de cada um. No entanto, de maneira geral é sim possível reduzir essas despesas. Para isso, é necessário muita análise e planejamento.

9 maneiras de economizar nos gastos essenciais 

Existem algumas alternativas para se colocar em prática quando se fala em reduzir esse tipo de despesas. Assim, conheça algumas aqui e veja quais são mais fáceis de seguir dentro da sua realidade financeira.

  1. Atenção às contas de serviços públicos;
  2. Transportes também são importantes;
  3. Despesas com carro;
  4. Seu plano de telefone merece mais atenção;
  5. Cozinhe mais;
  6. Cuidado com as ferramentas de crédito;
  7. Renda extra faz toda diferença;
  8. Elimine hábitos ruins;
  9. Planejamento é tudo.

1 – Atenção às contas de serviços públicos

Despesas como água e luz são impossíveis de cortar sem afetar o mínimo de conforto que o ser humano precisa. No entanto, algumas medidas são tomadas por muitas pessoas com objetivo de reduzir o valor dos seus débitos.

Ao sair de um cômodo da sua casa, apague a luz. Além disso, reaproveitar a água da chuva para outras atividades como lavar o carro é uma ótima ideia. Então, são ações simples mas que, em conjunto, reduzem muitos gastos.

2 – Economizar nos gastos essenciais: uso de transportes

Caso more perto de uma parada de ônibus ou metrô, vale a pena optar por esses transportes públicos. Inclusive, essa tem sido a alternativa de alguns que têm carro próprio para não gastar com tanta gasolina. Afinal, o preço não está nada favorável.

3 – Despesas com carro 

Ter um transporte sempre traz despesas para seu orçamento. No entanto, algumas delas previnem que você perca mais dinheiro no futuro. Por exemplo, ter um seguro de automóvel é uma maneira de economizar nos gastos essenciais.

Não ache que cortar todas as dívidas é a resposta para melhorar sua situação financeira. Assim, às vezes alguns débitos são importantes demais e precisam fazer parte do seu orçamento mensal.

4 – Economizar nos gastos essenciais: plano de telefone 

Por incrível que pareça, muitas pessoas têm pacotes de telefone que sequer usam por completo. Dessa forma, é interessante ver se o valor que se paga neles de fato compensa no final do mês.

5 – Cozinhe mais para economizar nos gastos essenciais

Sair para comer fora é uma maneira que muitos encontram de relaxar, logo são despesas essenciais. No entanto, tentar cozinha mais em casa ajuda bastante a reduzir esses gastos. Uma dica é fazer disso uma tarefa divertida com os amigos ou família.

6 – Cuidado com as ferramentas de crédito

É comum usar o cartão de crédito para pagar contas como aluguel, água e luz. No entanto, o uso em excesso desse acessório acaba refletindo em outros gastos. Dessa forma, aquilo que era de aplicação básica também é usado em diversas despesas o que é um erro.

7 – Renda extra faz toda diferença

Com essa dica você não precisa tirar mais dinheiro do seu orçamento. Assim, buscar uma maneira de adquirir uma renda extra é uma ótima forma de melhorar sua situação financeira. Então, de forma indireta, economizar nos gastos essenciais.

Hoje, existem várias maneiras de aumentar sua renda. Portanto, a primeira coisa a fazer é pensar nos seus talentos. Por exemplo, quem gosta de escrever pode trabalhar como produtor de conteúdo freelancer.

8 – Elimine hábitos ruins para economizar nos gastos essenciais

Algumas pessoas sofrem com o que se chama de hábitos prejudiciais. Assim, fumar e beber acabam se tornando um gasto essencial quando não deveriam. Dessa forma, vale a pena eliminar isso da sua vida de modo que seja possível economizar bastante.

9 – Planejamento é tudo para economizar nos gastos essenciais

É quase impossível ter uma vida financeira estável sem investir em um bom planejamento. Além disso, é essencial usar ferramentas que te ajudem a controlar seus gastos e ter uma noção de como anda seu orçamento mensal.

Hoje, você encontra diversos aplicativos excelentes para isso. Também, muitas pessoas optam pela boa e velha planilha. Inclusive, existem vários modelos prontos na internet para baixar de graça.

Tenha mais controle de suas finanças

Uma última dica é começar a montar a sua reserva de emergência. Agora, é claro que esse é um processo que não acontece do dia para noite, mas que é muito importante. Com isso, você garante que essas despesas serão quitadas mesmo em situações difíceis.

Por fim, essas são as melhores maneiras de economizar nos gastos essenciais. Agora, faça uma reflexão e veja como isso se adapta na sua rotina diária. Tenha certeza que com essas dicas ficará muito mais simples controlar as finanças.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo