Principais características do investidor de sucesso

Ao conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho, com certeza
você já deve ter se deparado com um conceito difundido na cabeça
das pessoas de que “investimento é só para profissionais”, “investir dá
muito trabalho e exige muito tempo” ou ainda que “para investir
precisa-se acompanhar de perto o mercado todos os dias”.

Pois bem, uma ótima notícia para você que está começando é que nada disso é verdade! Para investir não é necessário tudo isso, para viver apenas de investimento, talvez isso comece a ser verdade.

Mas não é por acaso que as pessoas têm esse comportamento sobre investimentos: eu digo, acreditarem que não são capazes de fazer a própria gestão dos seus recursos.

Como muito bem explicado pelos autores Ben Stein e Phil DeMuth explicam em seu livro “The Little Book of Bullet Proof Investing” (“O pequeno livro sobre investimentos à prova de bala”), o círculo vicioso entre investidores e alguém que faz a gestão de seus recursos é inevitável, uma vez que é muito mais confortável psicologicamente colocar o erro dos investimentos em alguém.

Não há, no entanto, problema algum em escutar opiniões alheias sobre investimentos (eu, inclusive, faço isso o tempo todo), o que não podemos fazer é nos enganar e replicar exatamente o conselho de terceiros sem analisarmos sobre os nossos critérios o que estamos fazendo.

Características que demonstram que você será um investidor de sucesso.

  • Investe sempre com foco para o longo prazo;
  • Sempre estuda para aprimorar seus conhecimentos;
  • Escuta conselhos e opiniões alheias, mas apenas para começar a sua análise própria;
  • Aprimora suas capacidades técnicas profissionais;
  • Investe seu tempo na sua saúde, na sua família e na sua profissão;
  • Adota estratégias que permitam se proteger do seu maior inimigo: Ele mesmo

Certa vez um amigo me falou que o ser humano é como um pato. O pato nada, anda, voa e mergulha, mas não faz nada excepcionalmente bem. A nossa vida, se pensarmos bem, tem muito disso. Tirando a própria profissão, que é onde devemos investir todos nossos esforços para nos aprimorarmos cada vez mais, as demais atividades que fazemos não possuímos expertise para nos profissionalizarmos.

Com investimentos, não é diferente, devemos saber investir, mas não precisamos fazer isso excepcionalmente bem para sermos investidores de sucesso.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e também trabalha com gestão de CRM e funil de marketing e vendas. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online e da Digitow. Site do Fábio G. Silva
Post criado 41

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo