O melhor método para distribuir seu

Aprenda dicas valiosas para distribuir seu salário

Poucas pessoas sabem distribuir seu salário da melhor maneira para evitar problemas. Por isso, muitas se afogam em dívidas e altos juros de cartões de crédito. Mas, isso pode acabar, já que neste artigo você encontra as melhores dicas para organizar seu dinheiro.

Porque você deve distribuir seu salário

Você deve conhecer alguém que evita olhar o extrato do banco para não se assustar. Ou mesmo, quem usa demais o cheque especial e vive para pagar altos juros. Mas, você pode evitar isso com o ato de distribuir seu salário da maneira correta.

Apesar das práticas acima serem comuns, são ruins para a saúde financeira. Por isso, é importante ter o mínimo de educação com o seu dinheiro. Do contrário, você vai viver sempre no limite da renda.

Quem vive desse jeito, pode ter problemas quando precisa de dinheiro. Por exemplo, nas vezes que acontece um imprevisto e precisa de um recurso extra. Como quando você fica doente ou precisa de um advogado.

Isso vale apenas para quem ganha pouco?

Ser educado financeiramente não é algo necessário apenas para quem ganha pouco. Mesmo que seja muito comum que pessoas que ganham mais gastam bem mais. Porém, isso reflete a falta de um plano e noção da própria realidade de vida.

Quando você começar a organizar seu salário, vai conseguir alcançar mais objetivos. Assim, vai poder ter sua casa própria, carro novo ou até fazer ótimas viagens. Caso contrário, seus projetos fogem cada vez mais pela falta de reservas.

Como começar a distribuir seu salário

 Para evitar os problemas que você viu acima, é preciso separar seu dinheiro. Logo, existem alguns métodos muito usados para fazer isso. Então, veja como pode começar.

Faça uma lista das suas dívidas

Quando você faz uma lista dos seus problemas é possível ter uma visão mais ampla dele. Logo, organize uma após a outra as contas a serem pagas. Em seguida, faça um plano para quitar todas, ou se possível negocie cada uma se for melhor.

Agora você pode distribuir seu salário

É aqui que entra o método mais usado para organizar o salário, o 50/30/20. Uma vez que ele pode ser o seu primeiro passo para uma efetiva educação financeira. Assim, você poderá separar seus ganhos de acordo com a sua necessidade. 

Invista

Uma boa prática é fazer investimentos, porque com isso você pode ter uma renda extra. Logo, você pode colocar uma parte do seu salário em:

  • Previdência social;
  • Tesouro direto;
  • Poupança.

Com esse hábito vai poder ter um valor a mais todo mês. Mas, caso tenha dívidas para pagar, use o seu dinheiro para ficar livre delas. Depois disso, comece a pensar em investir.

O que é o método 50/30/20 para distribuir seu salário

É uma maneira de distribuir seu salário. Assim, esse método considera três tipos de gastos categorias. Com isso, são elas: coisas essenciais, desejos e investimentos ou pagamentos de dívidas.

Você distribui o valor que ganha em partes e primeiro gasta com as necessidades.  Depois é quem vem as outras coisas. Quando a maioria das pessoas vão fazer seus cálculos percebem que passam as porcentagens. 

Isso acontece porque não possuem um controle eficiente de gastos. Então, ficam perdidos nos seus próprios custos.

50% para distribuir seu salário com gastos essenciais

Os primeiros cinquenta por cento do seu salário vão para gastos necessários. Ou seja, aqueles que são essenciais para que você sobreviva. São eles:

  • Aluguel;
  • Conta de água e luz;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • Gás de cozinha;
  • Transporte;
  • Saúde.

Esses são os gastos mais comuns, mas você pode adaptar para a sua realidade. Porque uma pessoa que trabalha em home office, precisa gastar também com internet. Já que precisa de uma conexão melhor.

30% com desejos pessoais

Aqui nesta etapa se encaixam os gastos considerados “inúteis”. Ou seja, aqueles não são necessários para sua sobrevivência. Por isso, poderiam ser evitados e isso significa economizar.

São os itens que garantem satisfação a para o consumidor, mas tem um perigo. Porque nessa área é bem fácil você se descontrolar. Um exemplo claro disso é que muitas vezes os seus gastos não são compatíveis com os ganhos.

Muitas pessoas costumam usar nessa parte o cartão de crédito. Então, dividem em diversas parcelas o que reflete o consumismo. Assim, nessa parte estão:

  • Viagens;
  • Lazer (como cinema, parque e saídas em geral);
  • Compras de produtos que você não precisava;
  • Plataformas de diversão como Netflix.

20% para economias

Os 20% restantes são para investimentos e pagamento de dívidas. Mas, priorize pagar o que você deve e só depois pode aplicar seu dinheiro em algo. Caso as suas contas estejam todas em ordem, comece a sua reserva de emergência.

Saiba distribuir seu salário

Com todas as dicas que viu neste artigo, se você colocar em prática já nota uma diferença. Porque, ao distribuir seu salário, suas contas vão começar a fechar e os juros vão diminuir. Além disso, vai sobrar um dinheiro para realizar os seus sonhos.

Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 110

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo