Usar o método avalanche é a melhor maneira para acabar com a pilha de dívidas acumuladas que, sem dúvida, prejudicam a sua vida financeira. Dessa forma, veja a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia que vai te ajudar a sair do sufoco.
O Brasil e a dívida
Comparado a anos anteriores, o poder de compra dos brasileiros teve um grande aumento, o que melhorou a sua qualidade de vida. No entanto, isso também abriu portas para um problema que atinge grande parte da população, as dívidas.
Um dos motivos para isso é o uso do cartão de crédito. Afinal, poder parcelar grandes quantias é algo tentador, mas ao mesmo tempo perigoso. Além disso, a falta de planejamento e os juros tornam esse quadro bem mais difícil de lidar.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no ano de 2010, o número de famílias endividadas ou inadimplentes beirava os 60%.
Hoje, mais de uma década depois, as dívidas estão acima dos 70% e tendem a aumentar, por causa de um mercado de trabalho instável e dos altos níveis da inflação.
O método que te ajuda a quitar as suas dívidas
Perceber que o dinheiro está acabando, enquanto a montanha de contas a pagar parece não diminuir é assustador. Assim, equilibrando-se entre os gastos mensais e outras despesas, as pessoas se sentem cada vez mais pressionadas.
Como forma de driblar essa situação e manter as contas em dia, surgiu o método avalanche ou empilhamento de dívidas; nele, o foco é quitar todas as pendências com a maior economia possível. Em seguida, entenda como fazer isso.
1 – Organize os juros
Nada melhor para ter todos os gastos em vista do que anotá-los, ou seja, criar um orçamento que ajude a estimar esses valores. Assim, ficará claro qual o destino do seu salário a cada mês, impedindo alguma surpresa desagradável.
Depois de criá-lo, cheque o juro de cada dívida, a que possuir maior valor deverá ser priorizada. Dessa maneira, use todo o saldo possível para o pagamento dela.
Como resultado, a economia será maior, pois evita que as altas taxas se acumulem e permite que o dinheiro seja redirecionado com mais rapidez.
Desse modo, não há dúvidas de que, em se tratando de finanças, organizar-se é a maneira mais fácil de evitar aquele aperto no final do mês.
2 – Pague o valor mínimo da fatura
Tendo em mente que o objetivo é quitar a dívida com o juro mais alto, essa é uma boa opção para lidar com outras pendências e, assim, agilizar o processo.
O mínimo é determinado no contrato com a empresa do cartão de crédito e representa o menor valor a ser pago para evitar a inadimplência. Dessa forma, para evitar ficar com o nome sujo deve-se pagar uma quantia entre o mínimo e o total da fatura.
Pontos positivos
O método avalanche se destaca por ser uma das estratégias mais eficientes para conseguir quitar dívidas, entenda os motivos:
- Maior economia;
- Ajuda no controle do dinheiro;
- Exige disciplina e organização;
- Maior rapidez;
- Redireciona o dinheiro extra;
- Quita dívidas de valor elevado.
Dessa forma, para começar a desfrutar dele, trace seu perfil, considere os benefícios e revise seus planos; se todos se encaixarem, você está no caminho certo.
Aspectos negativos
Por um lado, manter o foco em contas com valores elevados é bom do ponto de vista econômico. Entretanto, um dos maiores obstáculos para os endividados é ter de lidar com pendências que parecem nunca ter fim.
Na Teoria da fixação de objetivos, de Edwin Locke e Gary Latham, diz-se que concluir metas causa motivação. Mas, quando as pessoas tentam realizar objetivos difíceis de serem cumpridos, a tendência é que se sintam sem rumo, ou seja, desmotivadas.
Nesse sentido, para conseguir realizar o método avalanche sem problemas, é necessário que você saiba como economizar dinheiro.
Como economizar dinheiro
Guardar dinheiro é sinônimo de liberdade. Mais do que se prevenir contra imprevistos, economizar significa começar a preparar hoje os planos do futuro, como comprar uma casa nova, começar uma faculdade ou melhorar sua qualidade de vida.
1 – Corte despesas
Na busca pela economia, analisar e cortar, ou reduzir gastos pode ser a peça que faltava para se organizar melhor. Então, por mais que seja difícil, mudar seus hábitos de consumo é essencial, por exemplo:
- Evite comer fora;
- Compre em brechós;
- Reduza o consumo de água e luz;
- Compre o mesmo produto de marcas diferentes;
- Aproveite os descontos;
- Pechinche;
- Use produtos seminovos e usados.
2 – Reflita
Ao querer adquirir uma mercadoria, considere se ele é realmente necessário para você. Afinal, poupar dinheiro é sobre abrir mão de alguns desejos, para poder desfrutar de uma vida mais tranquila.
3 – Evite o cartão de crédito
Como dito no começo do texto, poder parcelar grandes quantias é algo tentador, mas ao mesmo tempo perigoso. Por causa disso, sempre que possível, pague à vista e evite acumular pendências.
O caminho para a estabilidade financeira não é fácil, mas com o devido planejamento e bastante foco, com toda a certeza será um trabalho bem sucedido.
Pessoas foto criado por pressfoto – freepik.com