O que é corretagem?

A taxa de corretagem é o valor cobrado pelas corretoras para fazer a ponte nas operações de compra e venda de investimentos.

Uma corretora só pode funcionar com a autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Inclusive, a CVM é o órgão responsável por fiscalizá-las.

Cada corretora tem sua taxa de corretagem e cobra a sua maneira. O valor da taxa de corretagem varia de acordo com o tipo de operação solicitada pelo cliente. Cada tipo de mercado em que se negocia tem um custo diferente. Esses mercados são:

  • mercado à vista: é onde as ações das empresas são negociadas;
  • mercado fracionário: voltado para negociar frações de ações;
  • mercado futuro: onde se negocia aplicações com data de vencimento determinada;
  • mercado de derivativos: voltado para negociações mais sofisticadas.

Existem duas modalidades de operações no mercado e, como elas exigem infraestrutura diferente, o preço da corretagem varia:

  • operação normal ou swing trade: compra e venda de um investimento em dias diferentes;
  • day trade: compra e venda (ou vice-versa) no mesmo dia da mesma ação.

Para quem investe altos valores em renda variável, o ideal é escolher uma corretora que cobre uma taxa fixa de corretagem, já que esse custo pode ser diluído no lucro das operações.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo