Come-cotas, o que é?

O Come-cotas é chamado assim pois ele “come” algumas cotas de fundos de investimento. Isso acontece duas vezes ao ano e é uma antecipação dos impostos a serem pagos no resgate de sua aplicação.

Por que acontece o Come-cotas?

Pois, independente dos investidores aplicarem neste fundo por tempo indeterminado, os ativos que o compõem possuem vencimentos. Então, para evitar que haja um descompasso entre o resgate e o vencimento destes títulos, a Receita Federal antecipa a cobrança.

Então, em todas as posições em fundos de investimento, será aplicada a menor alíquota da tabela do imposto (15%) em cima do rendimento.
Por isso, você notará uma diferença entre o saldo total e o rendimento.

Vale lembrar que a composição de cada objetivo pode ter vários produtos distintos. Alguns com Come-cotas, outros não. Ou seja, a tributação vai depender do produto da sua carteira.

Se tiver algum caso curioso, conte para nós nos comentários

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Inbound Marketing na Rock Content atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online. Site do Fábio G. Silva
Post criado 23

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo