Entenda o que é Swing Trade, como operar, o perfil ideal de investidor e quais os riscos e vantagens dessa estratégia

O que é e como funciona o swing trade? Descubra já

O Swing Trade é uma forma para operar com sucesso na Bolsa de Valores. Com ela, o investidor pode movimentar-se com segurança e ter ganhos mais rápidos. Então, entenda o que é, como ela funciona, os benefícios e os riscos.

Leia também:

Descubra o que é Swing Trade

É uma estratégia que acontece na Bolsa de Valores e tem foco em investimentos de curto e médio prazo. Assim, visa identificar as melhores tendências do mercado para investir e ter bons resultados.

Quem aposta no Swing quer lucrar com as ações, contratos e outros ativos. Aliás, os riscos tendem a ser parecidos com os do Day Trade, mas tranquilos, porque não precisa de muita agilidade nas operações.

Perfil do Trader

Como em toda estratégia, é importante que você conheça seu perfil de investidor. Assim, pode escolher o melhor caminho para iniciar suas operações. São eles:

  • Conservador: preza pela segurança e baixo risco;
  • Moderadora: está mais aberto ao risco para alcançar bons resultados;
  • Arrojado: tolera o risco e tem mais experiência na área.

No caso do Swing, os dois primeiros perfis são os mais comuns. Mas, nada impede que alguém arrojado também atue nesse modelo. Isso varia de acordo com os objetivos do investidor.

Como funciona?

Para o Swing Trade o investidor deve saber como especular as ações, sempre analisando os gráficos. Assim, utiliza-se o diário, 60 minutos e intraday e entende-se quais as tendências para ser reativo.

Em geral, você não vai investir seguindo a sua intuição, mas sim por meio das análise dos gráficos e os movimentos importantes. Aliás, o Intraday mostra os dados em minutos, e isso varia no espaço de 1 a 30. Ou seja, ideal para os traders com prazo menor.

A análise é o ponto principal para que essa estratégia aconteça. Então, os investidores precisam estar atentos aos dados e ao mercado como um todo. Com isso, conseguem os lucros esperados.

Há algum prazo?

O Swing é uma forma de investir com prazo menor, portanto, as operações variam de dois dias até uma semana. Dessa forma, é preciso acompanhar os gráficos diários para escolher as melhores movimentações e ações.

Como operar no Swing Trade?

O investidor que deseja seguir esse modelo deve focar todo seu esforço em alguns aspectos, como:

  • Acompanhar todos os dias o mercado financeiro;
  • Analisar os setores e companhias que você investe ou quer investir;
  • Fazer análises completas;
  • Respeitar seus limites de lucros e prejuízos.

O investidor deve ter disciplina e foco para conseguir os resultados. Mas, ainda é um modelo simples, que pode ser feito em paralelo com outras atividades, como estudo ou trabalho.

Mínimo de investimento no Swing Trade

Para começar a operar no Swing Trade não há um valor mínimo, aliás, as ações têm um custo inicial menor que R$ 2. Os operadores iniciantes podem aproveitar, porque correm menos riscos e os investimentos são menores.

Há garantia?

A garantia nos investimentos de Swing é o valor inicial disponível, que permite que o operador se posicione no mercado. Ou seja, os ativos que já foram depositados em sua corretora antes de uma movimentação.

Foto: O Swing Trade é uma boa opção para novos investidores.

Porque escolher o Swing Trade

O que mais chama a atenção dos investidores são as vantagens oferecidas nesta estratégia. Portanto, veja o que pode ganhar ao apostar no Swing em suas movimentações de mercado.

  • Não precisa antecipar a movimentação da Bolsa;
  • Investe-se em tendências claras;
  • Possui custos menores;
  • Opera-se menos que em outras estratégias;
  • Ideal para novos operadores;
  • Pode atuar em horários flexíveis.

Uma alternativa bem interessante

Em geral, essa é a melhor opção para traders iniciantes, porque os riscos são menores. Além disso, você pode conciliar essa atividade com outras, como um trabalho CLT. Afinal, não é necessário investir muito tempo diário nas movimentações.

Os riscos do Swing Trade

Como acontece em todas as atividades da Bolsa, o Swing Trade também apresenta riscos que precisam ser analisados. Aliás, a chance de perder dinheiro é real e o investidor deve saber. Além disso vale a pena prestar atenção nos seguintes detalhes:

  • Pode frear os ganhos;
  • Tempo longo para recuperação;
  • Carteira pouco diversificada.

Neste ponto é importante lembrar dos stops, ou seja, o tempo para frear as quedas e recuperar seus ganhos. Assim, o investidor reduz os riscos de grandes perdas e consegue atuar de forma benéfica no mercado. 

Diferenças entre swing trade, Day Trade e Position Trade

É comum que as pessoas confundam o Swing Trade com outros modelos, como os seguintes:

  • Day Trade;
  • Position Trade;

Apesar de todas serem estratégias de investimentos, elas possuem diferenças. Portanto, entenda como funcionam e o que difere cada uma. Assim, pode escolher a que atende melhor seu perfil.

Day Trade

O Day Trade não usa os gráficos de minutos e nem os movimentos diários. Afinal, todos os dias ele zera sua posição. Dessa forma, é preciso mais tempo e dedicação para fazer as movimentações.

Position Trade

No caso do Position Trade, as ações são compradas sem data de venda. Isso porque, o investidor não está especulando, é uma decisão bem pensada. Assim, avalia-se melhor os gráficos e lucra-se com dividendos.

Vale a pena o Swing Trade?

O Swing Trade é uma opção que vale muito a pena para quem está iniciando no mercado de finanças. Ainda, é ótima para os investidores que buscam movimentações com baixo risco. Portanto, se está neste perfil, invista na modalidade.

Foto de Liza Summer no Pexels

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo