Inspire-se com a história de Andy Fang, o jovem que fez de uma ideia simples uma empresa lucrativa, com investimento internacional

Quem é Andy Fang, o jovem que conquistou uma fortuna com uma startup de entrega

Conheça Andy Fang, o bilionário chinês-americano, que alcançou a marca de 2 bilhões em patrimônio e está entre os destaques da Forbes. Ainda, veja como ele estruturou uma startup que é hoje uma das principais concorrentes do Ubereats.

Leia também:

Quem é Andy Fang?

Nascido em 1992, o jovem cresceu na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos, berço da inovação tecnológica. Com isso, o caminho natural foi seguir na carreira voltada à tecnologia. 

Durante a escola, já se envolvia em projetos acadêmicos e fez parte do conselho estudantil. Além disso, encarou o desafio de participar de um uma peça musical escolar, mostrando que não tem medo de sair de sua zona de conforto.

Formação na área da inovação

Ele cursou Engenharia da Computação na Universidade de Stanford, apesar de a princípio não querer estudar tão perto de casa. No entanto, a chance de estar em um dos maiores centros de avanço em tecnologia, o fez repensar. 

Como iniciou a carreira de Andy Fang?

Quando ainda estava na faculdade, o jovem Andy Fang fez estágio no Facebook, hoje com o nome Meta. No entanto, seu negócio de maior sucesso surgiu por iniciativa própria, em parceria com outros estudantes. 

O empreendedor júnior, com auxílio de seus amigos, começou a analisar as dificuldades que o comércio local tinha com relação às entregas. Então, a partir desse estudo, criaram uma plataforma que unia clientes e vendedores, por meio de entregadores. 

Início da carreira exigiu mais esforços

No início, os criadores faziam as entregas. Mas, com o passar do tempo, precisaram incluir entregadores, em razão do rápido aumento da demanda. A partir disso, focaram em melhorar o app para atender um volume maior de pedidos.

Andy Fang e a DoorDash

Criada a partir de um projeto local, a DoorDash cresceu de forma rápida e ganhou apoio de investidores privados. Com isso, a startup pode melhorar o serviço e expandir a atuação, tanto que é hoje uma das mais populares nos EUA.

Não é à toa que quando a empresa resolveu abrir seu capital na bolsa, teve um grande sucesso As ações valorizaram rápido, e por isso, deram a Andy Fang o status de mais novo bilionário.

Como ele aproveitou a pandemia para expandir a empresa?

Em razão da pandemia, aumentou a demanda por serviços de delivery. Por isso, a DoorDash, atenta ao mercado, já busca expandir sua atuação para mais de 1.600 cidades, e iniciar a operação no Japão. 

Os criadores já almejam crescer a empresa para outros segmentos, inclusive. O projeto é se firmar como a melhor companhia de logística do mundo. Para tanto, buscam novas parcerias para ampliar o alcance e serviços ofertados.

Foto: Andy Fang foi destaque na Forbes, pelo sucesso de sua startup, a DoorDash.

De quanto é o patrimônio atual de Andy Fang?

O jovem alcançou a marca de patrimônio de 2 bilhões de dólares em 2020. Isso ocorreu logo após a IPO da DoorDash, ou seja, a abertura de capital da empresa na bolsa de valores.

Hoje, ele é chefe de engenharia do consumo da empresa. Além disso, detém cerca de 4% das ações da companhia e faz transações frequentes delas no mercado financeiro.

Na lista dos mais ricos do mundo

O empreendedor entrou para o seleto grupo dos bilionários, graças ao sucesso da startup. Assim, mesmo que esteja longe da fortuna dos dez mais ricos do mundo, é uma marca impressionante para um jovem em sua idade. 

A nova geração de empreendedores, como é o caso de Andy Fang, mostra cada dia um perfil mais arrojado. Portanto, como resultado, a lista dos novos bilionários conta com pessoas cada vez mais jovens ano após ano.

Como o jovem chinês-americano chegou à lista Under 30 da Forbes

Ele foi assunto da Forbes em 2015, quando integrou a lista 30 Under 30, que consagra as trinta pessoas mais influentes em diversos ramos. Desse modo, a revista traz a cada ano, os destaques de áreas como música, esporte, marketing e tecnologia.

O grande sucesso da DoorDash, que facilitou o sistema de entregas para pequenos comércios, alavancou a sua carreira e consolidou a marca no território americano. 

Hall da fama em 2022

Em uma edição de comemoração da Forbes, voltou a ser destaque entre os 30 maiores nomes de 2022. Ao lado de celebridades como Rihanna e Lebron James, por exemplo.

O que falta realizar para Andy Fang?

Após expandir a empresa para mais de 7.000 cidades, visa chegar à Europa. Por isso, a ideia é ampliar a rede de entregas, que hoje já abrange bebidas, além de restaurantes

Hoje, já alinha uma parceria com a Mercatto, empresa do ramo de comércio eletrônico. Portanto, a intenção é expandir a DoorDash para abarcar a área da logística como um todo. 

Uso da inteligência para traçar rotas

Para diferenciar o serviço prestado, um dos recursos da empresa é fazer a conexão entre fornecedor e cliente, com a melhor opção de transporte. Isso porque garante que a entrega seja feita dentro do prazo, e sem danos. Andy Fang, portanto, busca consolidar sua empresa como a maior do setor de logística. E com o seu retrospecto, tem tudo para alcançar essa marca.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo