Conheça o investidor Elon Musk

Elon Musk: conheça a trajetória de sucesso do empresário

Elon Musk é um dos empresários mais famosos e ricos de todo o mundo, muito citato junto ao Warren Buffet e sua carreira é recheada de histórias e reviravoltas. Aliás, dono de diversas companhias, ele é uma das figuras que investe e se preocupa bastante com questões relacionadas ao planeta. 

Veja a seguir a biografia e conheça ainda mais sobre essa personalidade. Certamente, você vai se surpreender com as conquistas desse profissional.

Quem é Elon Musk

É um dos investidores mais conhecidos do planeta e conta com uma carreira gigante e cheia de conquistas. Assim, a seguir você vai entender o motivo dele ser tão popular.

A personalidade de Musk

Ele é considerado uma personalidade e celebridade mundial e seu nome já foi citado em diversos documentários, shows, programas na internet e séries de TV. O curioso é que muitas pessoas têm opiniões diferentes sobre esse empresário.

Alguns acreditam que Elon Musk é de fato um gênio, enquanto outros acham que ele é superestimado. Mas, muitos atribuem esse conflito por ele decidir aplicar pesado seu dinheiro em inovações tecnológicas. 

Seja como for, ele é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo, sem contar que Elon é um grande defensor de causas sócio-ambientais. Aliás, mais para frente, você vai perceber que suas empresas têm uma vertente que foca na preservação do planeta.

Origem do empreendedor

Ele nasceu em 1971 em Pretória, África do Sul e o interessante é que desde criança ele apresentava um perfil empreendedor. Isso sem contar que Elon sempre foi muito apaixonado por obras de ficção científica.

Sem dúvidas esse amor ajudou no desenvolvimento de sua capacidade criativa. Então, com apenas 12 anos, Elon Musk programou um jogo de computador que vendeu por 500 dólares. 

Formação de Elon Musk

O empresário é formado em física pela Queen ‘s University em Kingston, Canadá. Aliás, foi quando se mudou para os EUA que tudo começou a seguir um rumo diferente. 

Sua intenção no começo era se especializar na área de física, mas suas ideias não cabiam mais em um cenário puramente acadêmico. Além disso, ele tinha um desejo enorme de empreender naquilo que acreditava.

Como Elon Musk iniciou sua carreira

Sua carreira começou ainda na faculdade de física. Afinal, foi lá que aprendeu muitos conceitos que o ajudaram nos investimentos. 

Agora, a sua primeira empresa Zip2 foi o início de uma jornada de puro sucesso. Anos depois, Elon Musk vendeu a companhia por nada menos que 300 milhões de dólares.

Desde então, a carreira do empresário só cresce, bem como suas conquistas. Hoje, Elon é tido como um investidor que não se contenta em atuar em apenas um ramo do mercado. 

No entanto, a tecnologia é um dos fatores determinantes de todas suas aplicações e a maior área de interesse.

As empresas de Elon Musk

Uma coisa que ele tem são empresas e o mais interessante é que cada uma tem um diferencial. Então, a seguir veja quais companhias pertencem ou ainda estão nas mãos desse empresário e, entenda mais sobre elas.

  • Zip2;
  • PayPal e X.com;
  • SpaceX;
  • Starlink;
  • Tesla;
  • SolarCity;
  • Hyperloop;
  • Gigafactory;
  • OpenAl;
  • Neuralink;
  • The Boring Company.

Zip2

Essa era uma companhia focada na elaboração de conteúdo para jornais e foi uma criação do próprio Elon Musk com um colega. No entanto, pouco tempo após o lançamento da Zip2, os seus inventores a venderam por um valor milionário.

PayPal e X.com

Com a venda da Zip, Elon conseguiu mais autonomia financeira para investir onde bem entendesse. Então, foi aí que  ele decidiu entrar na X.com, também conhecida depois como PayPal. 

PayPal e X.com

Essa companhia foi uma das primeiras a aplicar o conceito de banco digital. Ainda, o mais interessante é que ele era dono de cerca de 12% do empreendimento. Mas, em 2013, ele foi vendido para o eBay por 1,5 bilhão de dólares.

SpaceX

Ela foi fundada em 2002 e, quando o empresário vendeu a PayPal, ele destinou parte do dinheiro para essa instituição. Assim, a SpaceX tem como foco os assuntos aeroespaciais do próprio Elon Musk.

Uma curiosidade é que essa companhia foi a primeira instituição privada a colocar um satélite na órbita da Terra. Além disso, essa empresa foi a protagonista em embarcar uma nave na Estação Espacial Internacional, EEI.

Starlink

Essa instituição está diretamente ligada à SpaceX e o seu objetivo é aplicar um esquema de satélites por todo o mundo. Portanto, as pessoas teriam acesso a internet de alta qualidade, não importando onde se encontram. 

Tesla

Um dos empreendimentos mais populares desse investidor, a Tesla é uma empresa automobilística que tem uma premissa muito interessante. Dessa forma, ela só fabrica carros que funcionam usando energia limpa.

No ano de 2018 a Tesla de Elon Musk lançou o famoso Model 3 e ele foi um dos primeiros carros com valor acessível e que funcionava com energia elétrica. Aos poucos essa companhia está expandindo seus feitos e se tornando uma empresa de tecnologia.

SolarCity

Uma subsidiária de energia limpa da companhia falada acima, a Tesla. Então, a SolarCity elabora e aplica painéis solares e ainda é tida como a principal companhia do setor. 

No entanto, esse não é o único serviço prestado por ela. Além disso, tem o armazenamento de energia.

Hyperloop

Esse é uma espécie de projeto elaborado entre a Tesla e a SpaceX. A Hyperloop tem como intuito criar uma espécie de meio de transporte que deve ser capaz de viajar longas distâncias, sem sofrer com resistência do ar ou qualquer tipo de atrito.

Hyperloop

O ponto chave dessa criação seria a velocidade dos veículos. Afinal, eles percorreriam espaços enormes em um intervalo de tempo muito curto. Então, sem dúvidas Elon Musk traz uma inovação que vai transformar o mercado.

Gigafactory

Uma outra subsidiária dentro da Tesla, um pouco menos conhecida do que as outras. A Gigafactory é responsável por confeccionar e fornecer baterias elétricas para os veículos da companhia.

OpenAl

Você já percebeu que Elon tem muitas empresas, de modo que é impossível atuar diretamente em todas elas. Portanto, ele dá uma atenção especial a algumas, como a OpenAI. Essa é uma instituição que foca em pesquisas sobre inteligência artificial.

Neuralink

Um outro exemplo de empresa que Elon gerencia diretamente, a Neuralink desenvolve pesquisas na área de neurotecnologia. Aliás, acredita-se que ela pode ser responsável por muitas inovações futuramente.

The Boring Company

Ela tem como principal foco atingir positivamente o mercado de infraestrutura. Essa companhia de Elon Musk atua na construção de túneis para aplicação de meios de transportes mais velozes e práticos.

Conheça os empreendimentos de Elon Musk

Até então você viu apenas uma parte de tudo o que representa a carreira desse investidor. Uma dica para conhecer mais sobre sua trajetória é acompanhar suas redes sociais e os livros sobre ele também são de grande ajuda nesse processo.

Como o empreendedor enriqueceu

Sem sombra de dúvidas o seu espírito empreendedor foi fator determinante para seu sucesso. Além disso, a oportunidade de conseguir estudar fora e conhecer mais pessoas também foi importante.

Não existe apenas um motivo que justifique tudo o que Elon Musk já conquistou, mas a capacidade de não desistir e acreditar nas suas ideias é uma das razões principais.

A vida pessoal de Elon Musk

A vida pessoal de Elon Musk

Justine Wilson foi a sua primeira companheira e se casaram em 2000. No entanto, 8 anos depois o relacionamento terminou e nesse período, tiveram 6 filhos. Um faleceu com poucas semanas após o nascimento e os outros têm guarda compartilhada atualmente.

Lá em 2010 Elon casou-se novamente, dessa vez com Talulah Riley. Ainda, em 2012 eles terminaram, reatando no ano seguinte, mas em 2016 tudo acabou novamente. 

Em 2017 ele estava se relacionando com a famosa atriz Amber Heard, mas não durou muito. No ano seguinte, o empresário afirmou que estava namorando a canadense Grimes. Aliás, em 2020 eles tiveram um filho juntos e o chamaram de X Æ A-12.

Criação da Ad Astra para seus filhos

Essa é nada mais do que uma escola alternativa que Elon Musk criou para seus filhos. O intuito era que eles não passassem pelo sistema de ensino tradicional. A instituição fica dentro da SpaceX e conta com menos de 50 alunos.

Para entrar na escola, os candidatos fazem alguns testes, incluindo um de QI. Também, o mais interessante é que lá não existem classes e nem sistema de notas.

Curiosidades sobre Elon Musk

A vida desse empresário é cheia de histórias interessantes. Não é à toa que ele é uma grande personalidade mundial. Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse investidor tão bem sucedido.

Filantropia

Esse é um dos grandes tópicos que precisam ser citados quando se fala desse empresário. Na rede social Twitter, Elon Musk já buscou saber qual a maneira mais eficaz de doar uma parte de sua fortuna. 

Seu objetivo era aplicar em projetos que foquem no bem da humanidade e que apresentem resultados claros.

Não satisfeito, em 2012 ele decidiu assinar uma espécie de acordo, o chamado The Giving Pledge. Assim, o investidor se compromete a doar metade de todo seu dinheiro, isso até o fim de sua vida.

A vida pessoal de Elon Musk - space x

Elon ainda resolveu criar a Musk Foundation, instituição que atua em diversos ramos do mercado. Dessa forma, tem-se projetos com energias renováveis, educação voltada para ciência, pesquisas psiquiátricas, sempre com o objetivo de impactar a humanidade.

Livros sobre Elon Musk

Com toda sua fama, é normal que sua história tenha interessado milhões de pessoas. Por isso, hoje existem diversas obras que falam sobre Elon Musk e sua forma de conduzir negócios. Então, veja alguns exemplos de livros que são bem populares.

  • Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro;
  • As maiores lições de Elon Musk para o sucesso nos negócios, na vida e no empreendedorismo;
  • Elon Musk: uma missão para salvar o mundo;
  • Elon Musk – Líderes e Números: Jornada profissional, lições de liderança, gráficos de negócio e frases inspiradoras do fundador e CEO da Tesla, SpaceX, Paypal e Neuralink;
  • Lições de negócios do empresário bilionário Elon Musk;
  • Elon Musk: uma biografia do inovador, empreendedor e bilionário Elon Musk.

Contradições e polêmicas envolvendo Elon Musk

O investidor já se meteu em algumas polêmicas durante sua carreira. Elas foram resultantes de declarações consideradas um tanto contraditórias pela população, confira algumas.

Covid-19

Uma das polêmicas mais recentes aconteceu em 2020. Afinal, o empresário declarou que o pânico envolvendo o Covid-19 é besteira e que isso é bem mais perigoso que a própria doença.

Alegou também em seu twitter uma série de informações sobre saúde de crianças e mais velhos. Aliás, esses dados já tinham sido desmentidos pelos órgãos responsáveis como a OMS.

Transporte público

Em um evento da Tesla, Elon Musk disse que o transporte público é algo doloroso. Segundo ele, estar no meio de um monte de gente nessa situação não é agradável. 

O mesmo ainda afirmou que esse sistema não funciona direito e é por isso que muitos preferem um automóvel particular.

Por fim, a carreira desse grande investidor ainda tem muitas conquistas pela frente. Espera-se que as suas companhias possam contribuir mais ainda para o avanço tecnológico mundial.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical) e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 206

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo