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O que é BDR? Como funciona esse tipo de investimento?

Para investidores brasileiros que desejam investir em empresas listadas no exterior, os certificados de depósito brasileiros são uma opção. Um BDR (Brazilian Depository Receipt) ou Recibo de Depósito de Valores Mobiliários é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por uma companhia aberta ou similar com sede no exterior. As instituições que emitem BDRs no Brasil são chamadas de instituições depositárias.

É a maneira mais fácil para o brasileiro investir em empresas negociadas em bolsas internacionais, sem ter que abrir conta em uma corretora estrangeira ou enfrentar complicados investimentos internacionais.

Hoje praticamente podemos investir através de BDRs comprando em corretoras brasileiras ou abrir conta em alguma corretora fora do Brasil ou que tenha suporte a compra de ações fora morando no Brasil, como eu conto neste post.

Veja abaixo sobre os tipos de BDR!

Quais são os tipos de BDR disponíveis?

Existem dois tipos de BDRs: os não patrocinados e os patrocinados. Essa classificação varia de acordo com a forma como esses títulos são trazidos para serem negociados no Brasil.

BRDs Não Patrocinados Nível I

Os BDRs Não Patrocinados Nível I (BDR NP) são assim chamados porque a emissão do título ocorre sem a participação direta da empresa emissora das ações – a própria instituição depositária é responsável pela emissão do certificado. Hoje, a maioria dos BDRs oferecidos no B3 não são patrocinados.

Neste caso, a instituição depositária também é responsável por divulgar no Brasil as informações corporativas e financeiras da empresa emissora das ações.

Na bolsa, o código de negociação dos BRDs NP termina sempre com 34 ou 35. São quatro letras maiúsculas que representam o nome da empresa mais um desses números no final. 

BRDs Patrocinados (Níveis I, II e III)

Já os BDRs Patrocinados recebem esse nome porque a empresa emissora das ações no exterior participa diretamente do lançamento dos títulos, contratando uma instituição depositária no Brasil para emitir os BDRs.

Isso acontece quando a empresa tem interesse em participar do mercado brasileiro e estar disponível aos investidores do país.

Os BDRs Patrocinados podem ser de três níveis: I, II e III.

Nível I

Os BDRs Patrocinados Nível I não exigem registro da companhia emissora na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, só podem ser negociados em mercados de balcão não organizados ou outros segmentos de mercado especificamente criados para esse fim.

Se esses valores mobiliários forem distribuídos no âmbito de uma oferta pública, é imperativo que se trate de um “esforço limitado”: um máximo de 50 investidores podem comprar os valores mobiliários. Outra característica importante dos BDRs Patrocinados Nível I é que a instituição de custódia deve replicar no Brasil todas as informações que a empresa emissora deve divulgar em seu país de origem – mas as demonstrações financeiras não precisam ser traduzidas em regras contábeis brasileiras reais ou rastreadas.

Nível II e III

Os BDRs Patrocinados Nível II e III tem características parecidas:

  • A empresa emissora das ações no exterior precisa ter registro na CVM;
  • Os títulos podem ser negociados no pregão da bolsa ou em balcão organizado;
  • As empresas emissoras são obrigadas a seguir as mesmas regras de transparência e governança que as empresas brasileiras registradas na CVM como “Categoria A” – da qual fazem parte as empresas mais conhecidas, por exemplo.

A grande diferença entre os dois níveis é que os BDRs Patrocinados Nível II só podem ser distribuídos por oferta pública com esforços restritos. Os de Nível III, por outro lado, podem participar de oferta pública ampla.

Código de negociação dos BDRs Patrocinados

Os BDRs Patrocinados são identificados pelos seguintes códigos de negociação:

  • Nível I: YY (4 letras maiúsculas que representam a empresa + YY no final)
  • Nível II: 32 (4 letras maiúsculas que representam a empresa + 32 no final)
  • Nível III: 33 (4 letras maiúsculas que representam a empresa + YY no final)

Quais são as vantagens de investir em BDR? E as desvantagens?

De acordo com a B3, algumas vantagens de investir em BDR são:

  • Acesso mais fácil aos títulos de empresas listadas no exterior sem ter de pagar os custos relacionados a investimentos internacionais;
  • Possibilidade de investir em títulos listados no exterior, mas com operações realizadas no Brasil e liquidação feita em reais;
  • Novas opções de investimentos para diversificar a carteira.

Por outro lado, os BDRs são um tipo de investimento de renda variável e, por isso, apresentam maior risco ao investidor. É necessário estar preparado para lidar com essa volatilidade.

Outro ponto importante é que esse tipo de investimento exige um bom conhecimento sobre a empresa – tanto para investir quanto para saber a hora de vender –, mas muitos materiais oficiais podem estar no inglês. Vale ter isso em mente antes de investir. 

Como é a tributação dos BDRs? E os custos?

A tributação dos BDRs pelo Imposto de Renda é de 15% sobre o ganho nas negociações – e a cobrança se aplica mesmo em transações menores de R$ 20 mil. 

Caso exista a distribuição de proventos entre os acionistas, o valor será repassado ao investidor brasileiro de acordo com as regras de tributação do país de origem da empresa.

Quanto aos custos dessa operação, o investidor poderá arcar com a taxa de corretagem – que varia de acordo com a corretora –, a taxa de custódia e os emolumentos devidos à B3. 

Caso queira saber direto da fonte, como funcionam as BDRs, você pode acessar o site da B3 neste link.

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e também trabalha com gestão de CRM e funil de marketing e vendas. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online e da Digitow. Site do Fábio G. Silva
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