Entenda a importância de se fazer um bom planejamento financeiro dicas essenciais para não cometer erros

5 dicas para iniciar o planejamento financeiro de 2022

Com o ano de 2021 já em reta final, o planejamento financeiro de 2022 já deve começar a ser pensado. Assim, prepare a planilha, a calculadora e confira cinco dicas essenciais para você montar a sua tabela de entradas e saídas de dinheiro hoje mesmo, acompanhe.

Entenda o que é planejamento financeiro

Um método que te ajuda a organizar as suas finanças, seja a pessoal, familiar ou empresarial, a fim de alcançar objetivos a curto, médio ou longo prazo. Isso é para que você fique preparado contra qualquer imprevisto.

Ela é, sem dúvida, uma importante e poderosa ferramenta usada com a intenção de evitar dívidas futuras. Afinal, quem se planeja, tem uma vida financeira mais saudável, o que te permite usufruir dos benefícios que isso traz. Por isso, veja o que você precisa fazer:

  • Entender a sua situação;
  • Definir, de forma clara, as metas e objetivos a se alcançar;
  • Criar uma estratégia e cumpri-la.

A importância de se planejar 

Criar um planejamento financeiro irá te ajudar a usar de modo racional os recursos disponíveis. Dessa forma, será possível tornar reais os projetos tão sonhados e mais, gerenciar o orçamento e o consumo se torna até mais fácil com o tempo.

É importante entender que o campo das finanças é bastante complexo. Isso porque a educação financeira não é ensinada aos mais jovens. Portanto, um grande número de pessoas acaba tendo dificuldades nessa área já na vida adulta.

Vantagens de fazer o planejamento financeiro de 2022

Há muitos benefícios ao se criar um plano financeiro, então, confira a seguir alguns dos principais deles.

Melhora os hábitos de consumo

O planejamento financeiro favorece o consumo consciente, ou seja, cria hábitos de acordo com a renda disponível. Dessa forma, a compra por impulso, fruto das propagandas e do crédito fácil, deixa de ser atrativo.

Evitar dívidas

Ofertas de crédito e oportunidades de financiamento não devem ser aceitas antes de se planejar muito. Pois se feitos por impulso, a chance de contrair dívidas é maior. A princípio, manter as contas em dia deve ser a prioridade absoluta.

Controle total dos gastos

Fazer um planejamento das finanças dá a você mais controle sobre o seu dinheiro. Dessa maneira, coloca você no domínio da sua vida financeira. 

E mais, o fato de saber onde e como a renda está sendo gasta, além de conhecer as prioridades, evita possíveis despesas desnecessárias.

Proteção familiar

Quando você tem suas finanças sob controle é mais fácil criar reservas para emergências, realizar investimentos ou contratar seguros. Assim, você pode se preparar, desde já, contra imprevistos cuja solução dependa de recursos financeiros.

Dicas para fazer o seu plano financeiro

A pandemia contribuiu para o cenário financeiro atual, isto é, uma realidade cheia de incertezas, gastos excessivos e, como resultado, perda da renda. Por isso, confira as dicas para fazer o seu planejamento financeiro de 2022.

1 – Aprender a lidar com o dinheiro

Falar sobre finanças pode ser, para muitas famílias, um grande desafio, um tabu. Mas, o assunto precisa ser discutido para que juntos todos possam chegar a uma solução. Além disso, abre-se um caminho para a formação de pessoas que saberão valorizar o dinheiro.

2 – Criar hábitos podem ajudar

O planejamento exige uma reflexão sobre os hábitos de consumo. Assim, é possível identificar aqueles que são nocivos à vida financeira, por isso, veja alguns dos piores:

  • Não ter uma reserva de emergência;
  • Pensar apenas no agora;
  • Dizer “sim” nos casos onde o mais correto é dizer “não”;
  • Abusar do cartão de crédito;
  • Gastar mais do que recebe;
  • Não pagar ou acumular contas.

3 – Evite o consumo apenas por status

Muitas ofertas de final de ano são tentadoras, por exemplo, a Black Friday. Soma-se a isso, os prazos de pagamentos mais facilitados, no entanto, resista a tudo isso. 

Pratique o gasto consciente, aliás, uma ideia é aproveitar o 13º salário e dar prioridade para boletos vencidos ou algo que a família precise.

4 – Faça uma previsão orçamentária

Essa dica é para empresários e microempreendedores. Assim, um planejamento estratégico financeiro bem sucedido depende, antes de tudo, de uma previsão orçamentária. Com isso, as decisões terão maiores chances de sucesso

Os dados de faturamento, bem como as metas de vendas são de grande importância. Ainda, é essencial que fique claro que essa estimativa seja feita de forma realista e baseada em fatos. 

Com isso, os riscos de cometer erros que envolvam o seu planejamento financeiro diminuem.

5 – Economizar

Essa sugestão tem ligação com a educação financeira. Dessa forma, tal prática é capaz de abrir portas para a construção de um patrimônio. Saiba que desta forma, o caminho até sua independência do ponto de vista financeiro pode estar mais perto do que você imagina.

Siga as dicas para não cometer erros 

É comum algumas pessoas cometerem equívocos quando fazem o planejamento das finanças. Por isso, conheça os mais comuns e entenda como evitá-los:

  • Registrar ou prever despesas de forma errada irá prejudicar o seu planejamento;
  • Trace metas e objetivos que sejam adequados à sua realidade;
  • Nunca contabilize o limite do cartão de crédito e do cheque especial como renda familiar;
  • Utilize um software ou planilha específica para gerenciar o seu plano financeiro.

O planejamento financeiro de 2022 pode trazer muitos benefícios a você e à sua família. Logo, use essas dicas para te ajudar na hora de fazer o seu, assim, a chance de transformar os seus objetivos em realidade será maior.

Dinheiro foto criado por freepik

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 111

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo