BBB, AAA, CCC… Afinal, o que significam as notas de rating nos investimentos?

Para começo de conversa vamos ao termo rating. Na verdade não há uma tradução específica, mas significa algo como classificação de risco. O rating é o mecanismo que avalia a qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou até mesmo uma operação estruturada.

Na hora da classificação, são levados em conta a situação financeira de um país, as condições do mercado mundial, a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.

Para entender as classificações basta comparar: notas boas da escola significam que você fez suas obrigações e da maneira certa, certo? No rating é a mesma coisa.

Tabela de rentabilidade de renda fixa com Rating - XP Investimentos
Tabela de rentabilidade de renda fixa com Rating – XP Investimentos

Um bom desempenho atrai investimentos estrangeiros para o nosso Brasil, pois entende-se que o país, empresa ou banco é um bom pagador (não vai dar o calote, ou o chamado default). Além disso, quem fez o dever de casa recebe o título de “grau de investimento”. Já quando houver um risco razoável, o avaliado fica com a legenda de “grau especulativo”.

Entre as principais agências globais estão a Moody´s, Standard & Poor’s e a Fitch Ratings. Seus ratings são esperados, e muitas vezes temidos, pelo mundo inteiro. Cada uma tem o seu método de notas e classificação. Veja abaixo:

Moody’sFitch RatingsStandard & Poor’sSignificado
AaaAAAAAAMais alta qualidade
AaAAAAAlta qualidade
AAAQualidade média-alta
BaaBBBBBBQualidade média
BaBBBBPredominante especulativo
BBBEspeculativo, baixa qualidade
CaãCCCCCCInadimplemento próximo
CCCCCMais baixa qualidade, sem interesse
CCInadimplente, em atraso, questionável
DDDDDDInadimplente, em atraso, questionável
DDDDInadimplente, em atraso, questionável
DDInadimplente, em atraso, questionável
Tabela explicativa de Rating Moodys, Fitch Ratings e Stadrd & Poor’s

Confira a tabela para download:

Tabela explicativa de Rating Moodys, Fitch Ratings e Stadrd & Poor's -AAA BBB CCC
Tabela explicativa de Rating Moodys, Fitch Ratings e Stadrd & Poor’s

Este tipo de classificação é muito comum em fundos de investimentos, você já conhece todas as siglas e tipos de investimentos?

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital e Gestão de CRM atendendo empresas de diversos portes. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestão de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Também é fundador do Diário de Investimentos, Aplicativo Tricks (Guia Radical), Teste de Digitação Online e da Digitow - Plataforma de Digitação. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. blogueiro no portal de experiências CV do Fábio.
Post criado 111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo