BBB, AAA, CCC… Afinal, o que significam as notas de rating nos investimentos?

Para começo de conversa vamos ao termo rating. Na verdade não há uma tradução específica, mas significa algo como classificação de risco. O rating é o mecanismo que avalia a qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou até mesmo uma operação estruturada.

Na hora da classificação, são levados em conta a situação financeira de um país, as condições do mercado mundial, a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.

Para entender as classificações basta comparar: notas boas da escola significam que você fez suas obrigações e da maneira certa, certo? No rating é a mesma coisa.

Tabela de rentabilidade de renda fixa com Rating - XP Investimentos
Tabela de rentabilidade de renda fixa com Rating – XP Investimentos

Um bom desempenho atrai investimentos estrangeiros para o nosso Brasil, pois entende-se que o país, empresa ou banco é um bom pagador (não vai dar o calote, ou o chamado default). Além disso, quem fez o dever de casa recebe o título de “grau de investimento”. Já quando houver um risco razoável, o avaliado fica com a legenda de “grau especulativo”.

Entre as principais agências globais estão a Moody´s, Standard & Poor’s e a Fitch Ratings. Seus ratings são esperados, e muitas vezes temidos, pelo mundo inteiro. Cada uma tem o seu método de notas e classificação. Veja abaixo:

Tabela explicativa de Rating Moodys, Fitch Ratings e Stadrd & Poor's -AAA BBB CCC
Tabela explicativa de Rating Moodys, Fitch Ratings e Stadrd & Poor’s

Brasileiro, investidor curioso de renda variável, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital, atua como Consultor de Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e também trabalha com gestão de CRM e funil de marketing e vendas. Tem formação em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas e Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. No tempo livre é fotógrafo, viajante no mundo e praticante de esportes radicais. Também é criador do Aplicativo Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio, Diário de Investimentos e fundador do Curso de Digitação Online e da Digitow. Site do Fábio G. Silva
Post criado 41

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo