Ícone do site Diário de Investimentos

HTEK11: um ETF importante no ramo da saúde que vale a pena conhecer

Conheça o HTEK11, um meio de investimento no ramo da saúde que pode te ajudar a alcançar a estabilidade financeira

Conheça o HTEK11, um meio de investimento no ramo da saúde que pode te ajudar a alcançar a estabilidade financeira

Apesar de novo, o HTEK11 está se destacando cada vez mais no mercado financeiro. Então, se você tem interesse em diversificar os investimentos ou gosta de acompanhar tudo sobre esse mundo e suas novidades, entenda mais sobre esse ETF e como funciona

Leia também:

O que é HTEK11?

É um fundo de índice. Ou seja, é a Bolsa de Valores que o negocia como um meio de um valor que será investido. Dessa forma, é uma boa opção para quem quer entrar nesse mundo e acredita na área da saúde.

Hoje em dia, esse fundo é administrado pelo Itaú, que tem como objetivo replicá-lo para outras empresas. Então, o banco funciona como um meio para que o valor investido circule no mercado financeiro. 

Quem pode aderir?

Saiba que qualquer pessoa pode investir nesse ETF. Entretanto, o valor mínimo de aplicação é de R$ 100 e nessa quantia será descontado a taxa de administração de 50% ao ano. Além disso, cerca de 15% do IR com base no que rendeu. 

Foto: Para o HTEK11 funcionar, ele precisa ser analisado com precisão

Como o HETK11 é composto?

A formação do HETK11 é feita por ações de empresas que possuem ligação com os setores de medicina, bioinformática e neurociência. Ou seja, ele engloba apenas ramos da saúde. 

Empresas que o compõem

Só a Morningstar consegue definir quem vai compor esse ETF. Assim, ela seleciona as melhores empresas, que estão dispostas a cumprir essa missão de forma eficiente, por exemplo:

No total, cerca de 50 companhias o compõe. Todas elas são escolhidas com base no seu avanço tecnológico. Ou seja, os locais que se destacarem melhor no mercado podem ser escolhidos para a sua carteira de ativos

Por serem várias empresas, antes de investir, pesquise bem sobre cada uma delas. Desse modo, você vai conhecer melhor sobre esse mundo e terá mais confiança no dinheiro que será investido. 

Quais são as vantagens do HTEK11?

A principal vantagem do HTKE11 é que não precisa de muito para começar. Portanto, ele é um bom meio para quem não se sente seguro ainda ou está começando a conhecer a área dos investimentos. Contudo, existem outros prós:

Como esse ETF tem uma liquidez diária, pode-se retirar o valor investido todos os dias. Assim, caso ocorra um arrependimento ou uma emergência, vai ser mais fácil resolver a questão. 

Quaisquer corretoras para investir no Brasil que tenham esse elemento, podem te ajudar a fazer o investimento. Logo, você conseguirá fazer todo processo com facilidade e segurança. 

Esse ETF da saúde tem desvantagens? 

Investir em ações gera riscos e com o HTEK11 não é diferente. Então, um grande contra é saber que pode perder o valor a qualquer momento, conforme a movimentação da bolsa. Além disso, outros pontos devem ser ponderados, como:

Esse ETF não dá opção do investidor compor a sua própria carteira. Isso porque, ele passa o valor para uma companhia e assim, ela investe nas ações. Portanto, se você busca algo que dê uma autonomia maior, talvez ele não seja o ideal. 

Como o fundo tem cerca de 50 empresas do setor de saúde na bolsa que o compõem, na hora de investir, pode ficar bem difícil escolher a melhor. Logo, quem não tem muita experiência na área, esse aspecto pode ser um problema. 

Vale a pena investir? 

A área da saúde está cada vez maior e por isso, vale a pena fazer o investimento. Contudo, para não errar, avalie todos os pontos citados, inclusive, os negativos. Assim, você pode evitar futuros arrependimentos.

Invista aos poucos

Outra dica é começar sempre aos poucos. Então, quando for investir, tente não colocar um valor que faria falta no dia a dia. Além disso, nunca esqueça que, se precisar, poderá retirar a quantia a qualquer momento.

Imagem de pvproductions no Freepik

Sair da versão mobile