Ícone do site Diário de Investimentos

Como começar a investir com pouco dinheiro?

Entenda como se organizar para como começar a investir mesmo com pouco dinheiro e entenda como criar disciplina

Entenda como se organizar para como começar a investir mesmo com pouco dinheiro e entenda como criar disciplina

Entender como começar a investir mesmo com pouco dinheiro pode parecer um desafio. Mas, na verdade, o processo é mais simples do que parece e depende muito de ordem e disciplina para que os resultados sejam positivos.

Porque começar a investir

Hoje em dia o mundo está em um cenário de crise, por isso é cada vez mais importante saber lidar com a sua renda. Assim, é necessário ter algum nível de educação financeira para poder: 

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter muito dinheiro para iniciar seus investimentos. No entanto, é bom se organizar e ter foco para conseguir poupar um pouco mais com o passar do tempo. 

Quanto antes você começar a se organizar e conseguir guardar um pouco do que tem, melhor será no futuro. Então, descubra a seguir o que deve fazer para iniciar o processo e não desistir dele.

Como começar a investir

A primeira etapa para entender como começar a investir é saber que cada pessoa terá um perfil diferente. Mas, todas precisam traçar um plano para iniciar e continuar com a disciplina ao longo do tempo.

Organize seu orçamento

Antes de guardar é preciso saber qual a sua renda mensal e para isso é preciso entender o quanto recebe e gasta. Afinal, apenas com clareza sobre a sua realidade atual é possível definir como será o seu início.

Para isso é preciso anotar tudo que entra em sua conta e tudo que sai dela. Porque, com esses dados, dá para saber no que tem usado seu dinheiro e onde será possível economizar. 

Ter ordem também ajuda a criar um processo para que se acompanhe os investimentos depois de seu início. Assim, esta é uma etapa que deve te acompanhar ao longo de toda a sua vida.

Como se organizar para começar a investir

Uma das principais formas que existem hoje em dia para entender seus gastos é por meio de uma planilha de gastos. Dessa forma, já existem diversas opções na internet e em aplicativos, onde você precisa apenas preencher os dados.

A ajuda da tabela permite que você identifique com mais rapidez os gastos que podem ser evitados e entenda como se planejar melhor para o futuro.   

Caso a situação atual esteja ruim, ou seja, com dívidas, é crucial se dedicar a organizá-la. Afinal, não dá para criar uma reserva de emergência se há contas com juros em seu nome.

Faça metas de diferentes prazos

Para saber como começar a investir de forma eficaz e não perder o foco no meio do caminho é preciso definir metas que deseja alcançar. Assim, isso te dará um propósito para guardar o dinheiro e cada aplicação terá um motivo futuro.

Os prazos podem ser de curto, médio ou longo prazo, isso depende do objetivo final. Portanto, o ideal é separar bem o que leva menos tempo e o que tem mais urgência como algo a se resolver no menor tempo possível, veja os exemplos a seguir:

Com base no que você deseja fazer no futuro, deve se programar para guardar uma quantia todo mês. Com isso, sempre que surgir uma nova meta é preciso reavaliar as antigas e acompanhar o investimento feito para cada uma. 

Qual a importância de ter metas

Ao guardar dinheiro com um motivo específico é mais fácil ter foco para não desviar o seu uso. Dessa forma, se evita de usar a quantia em coisas que não agregarão ao seu futuro.

Como começar a investir com pouco dinheiro

Depois de se organizar e traçar metas, você sabe o quanto recebe e onde quer chegar. Por isso, o próximo passo é a prática final de como começar a investir. Assim, defina a quantia que irá guardar todo o mês e procure a opção mais vantajosa.

Quem inicia sua trajetória no setor costuma preferir as áreas mais seguras para que seu dinheiro renda. No entanto, é bom saber que elas costumam demorar mais e lucrar menos do que as mais arriscadas. 

Para entender qual é a sua melhor chance, o ideal é definir primeiro o seu perfil e depois ver as alternativas que combinam mais com ele. Além disso, é bom verificar se a quantia é a suficiente para fazer os primeiros aportes, já que ativos, por exemplo, variam seu valor.

Crie o hábito de investir

Uma boa dica é que ao começar a poupar o dinheiro, você se organize para fazer isso logo no começo do mês, mesmo antes de pagar as contas. Então, se evita que algum tipo de imprevisto aconteça e que a renda seja gasta de outra forma.

Foto de Joslyn Pickens em Pexels

Sair da versão mobile