Ícone do site Diário de Investimentos

Como investir no setor alimentício por conta própria

investir em alimentacao e rappi

Seja para abrir um delivery de pizzas em Rappi, seja para abrir um rodízio de sushi no shopping da sua cidade, é importantíssimo aprender como investir no setor alimentício do jeito certo. Afinal, ter um restaurante, lanchonete ou pizzaria é um desafio muito significativo, com vários cuidados muito específicos e únicos desse segmento. Mesmo que você tenha uma experiência anterior em outra área, ainda assim terá dificuldades para conseguir manter o negócio funcionando do jeito certo.

Para se ter uma ideia de como ter um restaurante é difícil, um evento como a pandemia do novo coronavírus ofereceu um risco tão grande que simplesmente 40% de todos os bares e restaurantes do país desapareceram. Simplesmente não tinham condições de sobreviver com faturamento menor, apenas de opções de delivery. Ou seja: é um setor que não dá muita margem ao imponderável ou a um problema momentâneo.

Por isso, é importante saber como investir no setor alimentício do jeito certo. Isso permitirá que você crie uma fundação sólida que garantirá que o negócio siga em crescimento de forma estável e sustentável.

Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura!

Como investir no setor alimentício do jeito certo: 4 dicas

1. Saiba as suas margens de lucro em cada prato

Um erro clássico cometido por quem abre um restaurante é não calcular a margem de lucro de cada prato, cada bebida e cada combinação. As pessoas simplesmente assumem que aquele prato dá lucro, mas não têm certeza disso – especialmente quando o prato exige um ingrediente caro que só ele usa.

Nessas horas, você acaba abrindo um pacote inteiro para fazer um prato só e não tem demanda para vencer o restante do pacote. No fundo, você calcula o custo de uma unidade do ingrediente, mas perde o pacote inteiro (que custa muito mais, às vezes até mais do que o próprio prato!).

Portanto, é importante que você saiba de cor as margens de lucro de cada prato, o consumo médio e desperdício médio de cada ingrediente e como eles afetam o custo por unidade de cada refeição. Isso ajudará a garantir que o seu restaurante não estará nunca servindo um prato que não dá lucro, nominalmente ou não.

2. Tenha múltiplas fontes de renda

Quais são as fontes de renda de um restaurante? Se você respondeu “só uma: clientes que vão lá comer”, então pode ter problemas com o seu negócio. Isso porque um restaurante pode ter múltiplas fontes de renda. Por exemplo:

Claro que nem todo restaurante vai conseguir explorar todas as fontes de renda, mas é importante ter mais do que uma para tornar o negócio mais sólido.

3. Desenvolva uma estratégia de comunicação eficaz

É muito importante que o seu restaurante tenha uma estratégia de comunicação sólida com o público. Hoje em dia, com as redes sociais, dá para despertar um bom engajamento postando imagens dos seus pratos, vídeos com receitas e muito mais.

No entanto, é importante também investir em anúncios nas redes e outras ferramentas para gerar um fluxo estável de clientes.

4. Prefira preferências sólidas do consumidor do que tendências momentâneas

Por fim, quando for abrir um restaurante, prefira estar em um nicho com preferências sólidas do consumidor, como comida asiática, pizzaria, hamburgueria e afins, em vez de estar na tendência da moda. Isso porque pode até haver mais concorrência nelas, mas o público também tem o costume de comer nesses restaurantes frequentemente. As tendências são efêmeras. Ou alguém ainda lembra das paleterias?

Agora que você já sabe como investir no setor alimentício do jeito certo, é só colocar essas dicas em prática para começar o seu empreendimento com uma base sólida, uma fundação estável. Assim, você conseguirá aumentar as chances de que o seu negócio possa sobreviver às intempéries do mercado nacional, bem como será capaz de crescer consistentemente.

Escrito por Matheus de Azevedo

Sair da versão mobile