Ícone do site Diário de Investimentos

Saiba como o auxílio Brasil funciona e quais são as regras para ter direito ao benefício

O auxílio Brasil já está valendo e trouxe mudanças importantes para quem é beneficiário que você pode conferir aqui

O auxílio Brasil já está valendo e trouxe mudanças importantes para quem é beneficiário que você pode conferir aqui

O auxílio Brasil é o mais novo programa do governo que já está valendo desde o mês de novembro de 2021. Assim, a seguir, você pode conferir os dados mais relevantes sobre esse benefício e saber quais são as datas para cair na conta do banco.

Saiba o que é o auxílio Brasil

Esse é o novo programa do governo que une vários benefícios para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, cada um busca atender uma demanda específica e social básica para o desenvolvimento das famílias no aspecto econômico e educacional.

Como funciona

O auxílio Brasil possui nove categorias que podem ser acumuladas, isto é, pode-se receber mais de um ao mesmo tempo. Portanto, os benefícios são:

É importante ressaltar que apenas os três primeiros dessa lista fazem parte do núcleo básico, que é o que visa suprir as necessidades primordiais. Eles cumprem quase a mesma função que o antigo Bolsa Família nesse sentido.

As famílias que atenderem aos requisitos dos demais itens da lista podem recebê-los ao mesmo tempo do núcleo básico. Então, um dos objetivos do auxílio Brasil é que esse grupo de pessoas se torne independente da renda dele. 

O Compensatório de Transição dura apenas 24 meses desde que a pessoa ou família começar a receber acima do valor exigido para entrar no programa.

Quem tem direito

A expectativa do governo é que o número de pessoas beneficiadas aumente já que os requisitos abarcam mais situações. Assim, quem tem direito a participar do núcleo básico nesse auxílio são pessoas e famílias cadastradas no Cadúnico nas categorias de:

Para quem está no segundo item, existe mais um detalhe. Já que, eles só têm direito se houver uma mulher grávida ou um jovem de até 21 anos que esteja estudando.

Fora esses, os que estão em processo de transição continuam recebendo o auxílio Brasil até completar o período de 24 meses. Mas, todos os participantes podem voltar a receber caso cumpram os requisitos em outro momento.

Qual o valor do auxílio Brasil?

O valor do auxílio recebeu um aumento de 17,84%. Assim, a quantia média agora é de R$ 217. No entanto, a parcela para o mês de dezembro de 2021 é de R$ 400, graças a uma medida provisória do governo.

Não há garantias, contudo, de que continue assim em 2022. Dessa maneira, até o fim do ano, a expectativa é que 14 milhões de pessoas recebam o benefício.

Calendário de pagamento

Os dias para que o dinheiro caia na conta seguem as mesmas datas que o programa anterior. Então, de acordo com último número do NIS, o pagamento de dezembro está dessa forma:

Como receber o auxílio Brasil

Quem cumpre os requisitos e não recebeu deve conferir o seu CadÚnico. É importante que os seus dados estejam atualizados há pelo menos dois anos. Caso a sua renda, moradia ou grupo familiar esteja diferente, precisa atualizá-lo.

Caso ainda não esteja inscrito nele, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social da sua cidade ou a prefeitura. Mas, é importante lembrar que as regras desse cadastro não são as mesmas do auxílio Brasil.

Regras para fazer o Cadastro Único

Essa inscrição também visa atender pessoas em situação vulnerável, mas elas são mais amplas e abrangem mais pessoas que o auxílio. Por fim, veja se você se enquadra:

Saiba quais documentos levar

Para cadastrar o grupo familiar, quem deve ir é a mulher que vai ser a responsável. Assim, além dos próprios documentos, ela deve levar uma cópia de pelo menos um membro de cada família. Portanto, tenha em mãos:

Como verificar se recebo o auxílio

Para acessar o dinheiro, o participante do programa social deve usar a conta social do Caixa Tem. Ou seja, funciona da mesma maneira que o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial.

Os dados como senhas e cartões que esses programas usaram continuam valendo até a criação dos meios próprios do auxílio Brasil. Além disso, você pode movimentar ou sacar o dinheiro até 120 dias em:

Mantenha o seu auxílio Brasil ativo

Da mesma forma que o Bolsa Família, para continuar dentro do programa, é necessário cumprir as regras como acompanhamento de pré-natal e jovens de até 21 anos devem estar na escola. 

As pessoas que se encaixam no perfil do auxílio Brasil que ainda não receberam estão na lista de espera, então, mantenha o seu cadastro atualizado. Afinal, a expectativa do governo é que todos ganhem o benefício até o final do ano.

Foto de Daniel Dan no Pexels

Sair da versão mobile